Sábado, 18 Março 2017 21:20

Jogos Garcenses do Idoso terão inscrições abertas nesta segunda-feira, dia 20

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Começam nessa próxima segunda-feira, dia 20, as inscrições para os Jogos Garcenses do Idoso (Jogai), que serão realizados nos dias 26, 27 e 28 de maio, fechando as comemorações de aniversário do município. O evento terá como objetivo a conscientização em relação aos benefícios de prática esportiva, além da preparação para participação nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que será realizado neste ano em Marília.

De acordo com o vice-prefeito de Garça, Cassiano Pelegrini, o evento será realizado para pessoas nascidas a partir de 1957, que completam 60 anos em 2017. Serão dez modalidades em disputa, sendo que os garcenses participarão de provas de atletismo (corrida), bocha, buraco, damas, dança de salão, dominó, natação, truco, tênis de mesa e xadrez.

“É uma competição que ocorrerá em três dias, movimentando um grande número de idosos em nossa cidade. As inscrições deverão ser efetuadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), sempre no período da tarde, das 14h às 17h, a partir desta segunda-feira, dia 20, até o dia 20 de abril”, comentou o vice-prefeito.

O secretário municipal de Juventude, Esportes e Lazer de Garça, José Luiz Fernandes Tech, destacou a importância de atingir uma faixa etária que precisa se movimentar e também participar de atividades físicas, garantindo assim uma melhor saúde.

“Estamos nos preparando muito bem para este evento, que servirá como base para participarmos também dos jogos estaduais em São Paulo. Nossa secretaria quer trabalhar com todas as idades, começando aos seis anos, até os 96 anos, que é a idade máxima do Jori. A ideia não é descobrir talentos, mas colocá-los novamente em atividade”, disse Tech.

O evento contará ainda com o apoio de diversos outros setores da Prefeitura de Garça, como Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal da Saúde.

 

Jori

Os Jogos Regionais do Idoso (Jori) são um conjunto de eventos realizados no Interior e na Capital, promovidos pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), envolvendo a população idosa em atividades esportivas, em parceria com as secretarias de Esporte, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, e apoio do município anfitrião.

São várias modalidades diferentes adaptadas para o público idoso, como bocha, atletismo (corrida), buraco, coreografia (dança), damas, dominó, danças de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.

Os Jogos Regionais do Idoso e a competição municipal têm como objetivos promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas; conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, valorizar e estimular a prática de atividade física, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.