Segunda, 20 Março 2017 20:29

Prefeitura de Garça promove ação para comemorar o Dia Mundial da Água

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), a Prefeitura de Garça promoveu uma atividade artística nas unidades escolares do município, que se transformará em exposição que terá início nesta quarta-feira, dia 22, até o domingo, dia 26, no Centro de Educação Ambiental, localizado no Bosque e Zoológico Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão.

A atividade em comemoração ao Dia da Água consistiu em cada unidade escolar elaborar artisticamente cartazes, maquetes e instalações sobre o tema. Foi providenciado material trazendo as informações mais relevantes sobre os tipos de Água Residual. Todos os trabalhos serão expostos na sede do Centro de Educação Ambiental, que permanecerá aberta sábado e domingo, para que os pais e a população em geral possam apreciar os trabalhos, além de também conscientizar-se sobre o assunto.

Os trabalhos feitos pelos estudantes do ensino fundamental e infantil de Garça foram entregues até o dia 17 de março, com algumas palestras agendadas com a equipe do Centro de Educação Ambiental. Inserido no calendário de datas ambientais comemorativas do município, o Dia Mundial da Água visa conscientizar sobre a importância da preservação desse bem natural tão precioso.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Celebrado mundialmente desde 22 de março, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Para 2017, as discussões serão sobre Água Residual, aquela resultante de algum processo, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade. É importante olharmos a água residual com responsabilidade ecológica, pois esta água é o resultado da ação humana no meio ambiente.

Elas podem ser classificadas em:

Águas residuais domésticas: proveniente de instalações residenciais, do metabolismo humano e de atividades domésticas como banhos, cozinhas e lavagens de pavimentos domésticos;

Águas residuais industriais: águas residuais provenientes de instalações utilizadas para todo o tipo de comércio ou indústria, resultantes de processos de fabricação;

Águas residuais por escorrência urbana: mistura de águas residuais domésticas com águas residuais industriais e/ou água de escoamento pluvial, além de chuvas, regas, lavagem de pavimentos públicos;

Águas residuais de infiltração: águas residuais resultantes de infiltrações nos coletores de água nos terrenos;

Águas residuais turísticas: águas residuais que apresentam características sazonais, com menor ou maior carga poluente provenientes de estabelecimentos hoteleiros ou complexos turísticos isolados.