Segunda, 12 Junho 2017 19:27

Garça participa nesta terça de plenária da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 

Garça foi convidada a participar da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde que acontecerá no mês de setembro, com o tema central “Vigilância em Saúde: Direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. Antecedendo o evento que terá a presença de pessoas de todo o Estado de São Paulo, nesta terça-feira, dia 13, será realizada uma plenária para escolher 72 representantes, que estarão na etapa regional, em Marília.

Serão discutidas maneiras de garantir o fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde, com debates sobre o papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde; acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; e responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

Também serão abordadas a gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população; monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; e a participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.

Após a plenária desta terça-feira, os representantes deverão se reunir na etapa regional, em Marília, no dia 17 de agosto, com um total de 120 representantes das cidades, envolvendo as Comissões Intergestores Regionais (CIRs) de Assis, Ourinhos, Tupã, Adamantina e Marília. Após o evento estadual, está programada a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, envolvendo representantes de todo o país.