Quinta, 13 Julho 2017 19:11

Saúde promove capacitação de agentes comunitários de Garça

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)


Agentes passaram por capacitação e puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema e-SUS

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação para os agentes comunitários que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF), com o objetivo de dar condições para que realizem seus trabalhos da melhor forma possível. Eles foram divididos em turmas e receberam as orientações no laboratório de informática existente na Secretaria da Educação.

De acordo com Luciana Cristina Vieira da Cruz, do Núcleo de Informação da Secretaria Municipal de Saúde, foram passadas explicações sobre o funcionamento do sistema e-SUS, buscando uma padronização das informações, para não existirem mais divergências. Todos os agentes comunitários participaram da palestra e puderam tirar suas dúvidas.

“Estamos dando meios para que os agentes possam realizar o trabalho deles com o sistema e-SUS. O Ministério da Saúde preconiza hoje para fazer o repasse da verba da Atenção Básica e o pagamento dos agentes comunitários. Temos percebido que por mais que façamos reuniões, dando treinamentos, o entendimento é diverso. Precisamos padronizar o entendimento dos agentes e por este motivo estamos realizando essa capacitação com todos eles aqui, mexendo no sistema e tirando todas as dúvidas”, disse Luciana.

 

Sistema e-SUS

O e-SUS é o sistema da Atenção Básica de Saúde para atender aos diversos cenários de informatização e conectividade nos serviços de saúde. Ele oferece dois sistemas de software que podem operar desde uma UBS sem ou com computador nos consultórios e salas de atendimento usando o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Ele tem o objetivo de reduzir a carga de trabalho na coleta, inserção, gestão e uso da informação, permitindo que a coleta de dados seja inserida nas atividades já desenvolvidas pelos profissionais.