Segunda, 17 Julho 2017 12:32

Saúde promoverá o “Agosto Dourado” para incentivar o aleitamento materno

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Secretária da Saúde, Paula Miralla, está organizando diversas atividades ao longo do mês de agosto, em prol do aleitamento materno

 

A Secretaria Municipal da Saúde está se organizando para realizar diversas ações do “Agosto Dourado”, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação em todo o país. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Entre as atividades previstas, ocorrerá uma passeata no centro para chamar a atenção das mulheres sobre a importância do aleitamento materno.

Há cerca de vinte anos acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Paula Miralla, serão vários eventos durante o “Agosto Dourado” para incentivar e apoiar as mães na amamentação.

“Vamos começar com uma abertura denominada ‘Hora do Mamaço’, no dia 1º de agosto. Convidamos algumas mães que participam do Posto de Coleta de Leite Humano e outras que estão vinculadas aos grupos das unidades, para amamentarem os seus filhos, ao mesmo tempo, em um espaço que estamos preparando, entre o Centro de Especialidades Dr. Eustáchio Scalzo e a Unidade de Saúde da Família (USF) Glenda Rodella Dumas”, afirmou a secretária.

A “Hora do Mamaço” terá início às 9h e será realizada uma roda de conversa com as mães participantes do evento. No dia 2 de agosto, haverá uma passeata pelo centro comercial de Garça, com o objetivo de despertar a curiosidade de todos, chamando a atenção da população sobre a importância da amamentação.

No dia 3 de agosto será realizada uma capacitação e sensibilização para as equipes de saúde. Trata-se de um evento interno da Secretaria Municipal da Saúde, com todos os profissionais envolvidos, mesmo os que não estão diretamente ligados na orientação técnica.

As Unidades de Saúde da Família desenvolverão atividades próprias no dia 4 de agosto, com grupos de prevenção e promoção à saúde, com o tema central sobre o aleitamento materno, com a importante participação da população. Além disso, outros eventos também estão sendo organizados e serão desenvolvidos ao longo do mês de agosto.