Segunda, 17 Julho 2017 18:02

Prefeito de Garça participa de encontro sobre a reativação da malha ferroviária na região

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)

 
Foram abordadas questões que envolvem a renovação da malha paulista e reativação do ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama

 

Na última sexta-feira, dia 14, o prefeito João Carlos dos Santos, acompanhado do secretário de Indústria e Comércio de Garça, Bruno Henrique Severino, e dos empresários garsenses Mauro de Sá e Paulo Granchelli, participaram de audiência pública federal na Faculdade de Direito de Marília, sendo abordadas as questões que envolvem a renovação da malha paulista e reativação do ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama.

Na ocasião, estiveram presentes o deputado estadual Reinaldo Alguz, deputado federal Evandro Gussi, o vice-governador do Estado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Márcio França, além de outras autoridades da região. A Rumo, representada pelo seu diretor Guilherme Penin, apresentou o projeto que prevê a substituição de todos os trilhos e dormentes do ramal da Alta Paulista.

Ele explicou que a ferrovia será utilizada para o transporte de cargas, com o objetivo de reduzir o custo do frete para os produtores, expos os motivos que os levaram a solicitar a renovação antecipada do contrato de concessão e fez uma breve apresentação da empresa que está à frente dos investimentos para a renovação da malha paulista e reativação dos ramais.

Em seguida, o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, apresentou o papel do Ministério Público Federal (MPF) e as obrigações do poder público diante dos problemas gerados pela reativação da ferrovia, tais como a passagem do trem pelos centros de algumas cidades, o sinal de segurança (a famosa buzina do trem), as ocupações clandestinas das faixas de domínio ferroviárias, entre outros.

Logo após, o professor Mateus Piva Adami, da Faculdade Getúlio Vargas, apresentou a Lei nº 13.448/2017 que estabelece diretrizes gerais para prorrogação e relicitação dos contratos nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário da administração pública federal.

Finalizando o encontro, os deputados Reinaldo Alguz e Evandro Gussi, expuseram o potencial de cargas do Oeste Paulista, afirmando que com a ferrovia em operação, a nossa região entrará na rota da exportação, o que acarretará uma consequente aceleração no desenvolvimento econômico local.