Quinta, 10 Abril 2014 04:13

Abertura dos Jogos Regionais do Idoso de Garça ocorre nesta sexta-feira

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Garça sedia a partir desta quinta-feira, 10 de abril, a 18ª edição dos Jori (Jogos Regionais do Idoso). O evento tem a promoção e organização da Prefeitura Municipal de Garça, Fundo Social de Solidariedade de Garça, Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude. A solenidade oficial de abertura dos Jori ocorre na sexta-feira, 11 de abril, a partir das 09h00, no ginásio do Centro Integrado de Educação - João Gonzales, com a participação da primeira dama do Estado, Lu Alckmin.

Até o próximo domingo, 13 de abril, a cidade de Garça receberá mais de mil atletas da terceira idade, representando 34 municípios da região. Nas últimas semanas, a comissão organizadora local efetuou diversos trabalhos para que as comitivas fossem bem recepcionadas e para que os espaços esportivos estivessem adequados para a realização das provas.

Um significativo número de participantes vai ficar, ao longo dos dias de competições, alojado em Garça. Para tanto, algumas escolas municipais passaram por adequações e se transformarão em alojamento, com uma boa infra-estrutura para acomodar os visitantes. Esses alojamentos estarão instalados nas escolas Cláudia Aronne, Samira El Adass, Orane Avelino de Souza, Manoel Joaquim Fernandes e Edson Puga. Já a escola Maria do Carmo Pompeu Castro será o comitê dirigente dos Jogos, abrigando a equipe técnica da Secretaria de Estado de Esporte, juízes, entre outros profissionais que atuarão nas competições.

Os Jogos Regionais do Idoso são um conjunto de eventos realizados no interior e na capital, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, envolvendo a população da terceira idade em atividades esportivas. Estarão competindo em Garça pessoas com acima dos 60 anos de idade, com cadastramento prévio efetuado junto ao Sistema Integrado da Coordenadoria de Esportes e Lazer do Estado.

Estão em disputa 14 diferentes modalidades: bocha, atletismo, buraco, coreografia, damas, dominó, danças de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.

Nos Jori de Garça estarão presentes representantes de 34 municípios: Assis, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Tarumã, Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Canitar, Ourinhos, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Manduri, Piraju, Sarutaiá, Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Queiróz, Tupã, Álvaro de Carvalho, Echaporã, Fernão, Gália, Garça, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pompéia e Vera Cruz.

 

Competições serão iniciadas na sexta-feira com "Coreografia"

A primeira competição oficial dos Jori 2014 de Garça ocorrerá logo após a cerimônia de abertura do evento, na manhã da sexta-feira. Catorze cidades estão credenciadas para participar da "Coreografia", na qual os grupos apresentam um número de dança temática. Ainda nesta sexta-feira ocorrerão as primeiras provas de vôlei adaptado, buraco, bocha, dominó, tênis, tênis de mesa, malha e truco.

As praças esportivas que abrigarão os atletas passaram por melhorias ao longo dos últimos dias. O campo de bocha recebeu uma nova pintura, assim como a área interna do Centro Esportivo e Social, local que abrigará as competições de natação. O atletismo será disputado em uma área no antigo CT do Garça, ao passo que o xadrez, damas e buracos terão as disputas na biblioteca do Centro Integrado de Educação.

O Clube da Terceira Idade de Garça apóia a realização dos Jogos Regionais do Idoso. Essa tradicional entidade de Garça irá abrir suas portas para as competições de truco, dominó e dança de salão. Além disso, vai promover bailes noturnos para envolver os atletas participantes. O Garça Tênis Clube também é parceira da competição, abrigando o torneio de tênis.

 

Competições são abertas a participação do público

A cerimônia de abertura e todas as competições dos Jogos Regionais do Idoso são abertas a participação do público, de forma totalmente gratuita. As provas serão desenvolvidas ao longo desta sexta, sábado e domingo, em vários locais, com toda a infra-estrutura para receber atletas e público.

No encerramento das provas de cada modalidade haverá a premiação, sendo que todos os participantes são agraciados com uma medalha de competição, ao passo que os três primeiros colocados recebem a medalha de ouro, prata e bronze.

Os dois primeiros colocados em cada modalidade está automaticamente classificado para representar seu município nos Jogos Abertos do Idoso, evento que envolve todo o Estado e que é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde. Neste ano, esses Jogos ocorrerão no mês de junho, na cidade de Presidente Prudente.

 


Piscina do Centro Esportivo Social será palco das competições de natação dos Jori 2014

 


Cancha de bocha do município passou por reforma para a edição de número 18 dos Jori