Notícia

Saúde - Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018


Secretaria da Saúde traz orientação sobre a vacina da febre amarela


Secretaria da Saúde traz orientação sobre a vacina da febre amarela

A Secretaria Municipal da Saúde de Garça segue vacinando a população contra a febre amarela, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, que em abril de 2017, indicou que uma dose única da vacina era suficiente para imunizar as pessoas por toda a vida, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sem a necessidade de um reforço a cada dez anos.

A febre amarela é uma doença viral hemorrágica e para a qual não existe tratamento específico além da vacinação. Ela é endêmica em vários países, incluindo o Brasil. Uma equipe de especialistas da OMS em imunização determinou, após vários anos de pesquisas e de reunir evidências científicas, que a vacina de reforço, na realidade, não oferecia nenhuma proteção adicional em relação à que uma pessoa adquire quando recebe a primeira dose.

Segundo Morgana Azevedo, auxiliar de enfermagem do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, com essa nova determinação do Ministério da Saúde, Garça passou a aplicar apenas uma dose nas pessoas, não realizando mais o reforço que era feito anteriormente.

“Fazíamos o reforço a cada dez anos, mas com os novos estudos e determinação do Ministério da Saúde, passamos a aplicar uma única dose, suficiente para toda a vida da pessoa. Normalmente essa imunização é feita aos nove meses de idade, mas se a pessoa não tiver a anotação em sua carteirinha de vacinação e não conseguirmos comprovar que ela recebeu a vacina em algum momento de sua vida, vamos aplicá-la imediatamente”, ressaltou Morgana.

Até o momento não existe nenhuma nova recomendação passada para a Secretaria Municipal da Saúde, que segue fazendo a imunização com aplicação em dose única. Quem tem dúvidas, pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa, para verificar como está sua situação. É importante também destacar que não existem registros da doença em Garça. Quem não tomou nenhuma dose e viajará para área de risco precisa se programar para ser vacinado com 15 dias de antecedência.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software