Garça, Sábado, 04 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018

Notícias por Categoria

Prefeitura dá outro grande passo para a valorização e recuperação do café de Garça

A Prefeitura de Garça encaminhou esta semana para a Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei para que o município possa firmar um Termo de Colaboração com a Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça - Garça Specialty Coffee Association (GSCA).

O Termo de Colaboração, se aprovado pelos vereadores, permitirá que a associação dê continuidade ao projeto de identidade e valorização do café da região de Garça, viabilizando um estudo técnico e levantamento histórico para a conquista do registro de Indicação Geográfica (IG) do café da região da Alta Paulista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, na modalidade “Indicação de Procedência (IP)”

“A conquista da Indicação Geográfica valorizará o café produzido em Garça e região,  fator determinante para a abertura de novos mercados”, explicou o prefeito João Carlos dos Santos.

Esse é um grande passo para a cafeicultura garcense e regional. É também um fator decisivo para a produção de cafés especiais, para o reconhecimento da qualidade do café produzido na região e, consequentemente, a conquista de mercados internacionais. Segundo estudos realizados pela associação, o café de Garça pode enfrentar com vantagem a concorrência, impondo-se cada vez mais nos mercados do mundo inteiro.

Por intermédio do Termo de Colaboração, o Poder Público poderá repassar até R$ 345.800,00, para a realização do projeto pela associação, conforme previsão orçamentária, sendo R$ 296.400,00 de recursos estaduais, e uma contrapartida do município no valor de R$ 49.400,00, que poderá ser absorvida pela própria associação.

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça - Garça Specialty Coffee Association, é uma entidade sem fins lucrativos, formada exclusivamente de produtores de café, a maioria de pequeno e médio portes. Há 11 anos o grupo desenvolve ações objetivando o fortalecimento da cafeicultura na região.

Nesta difícil empreitada para a recuperação do setor cafeeiro e pela valorização do produto, a associação encontrou como grande parceiro o Sebrae e o forte apoio da Prefeitura, que entende a necessidade da valorização de toda a cadeia produtiva do café por meio de ações planejadas e força política. A gestão pública sabe e respeita a participação do setor cafeeiro na construção da história de Garça e acredita na  importância do produto para a economia do município e para a geração de empregos.

“A agricultura cafeeira merece toda atenção na retomada do seu desenvolvimento, reconhecimento histórico, valorização e indicação geográfica. Por isso estamos valorizando os produtores locais e seus produtos, incentivando e apoiando ações voltadas para o mercado interno e externo, para o consumo, o conhecimento e as inovações no setor”, finalizou João Carlos.

Todas as iniciativas já realizadas já está rendendo frutos ao café da região de Garça. Na Espanha haverá em abril, o lançamento do café “Fazendas de Garza”. O grupo de espanhóis que estará promovendo o lançamento elogiou o café da região de Garça ao dizer que “trata-se de um café completo, ou seja, um café que não necessita “blend” para ser uma boa bebida”.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!