Garça, Sábado, 04 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

Plano diretor de controle de erosão rural é apresentado em Garça

Convocada pela SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - uma reunião foi realizada na noite da quinta, dia 20, para apresentação à sociedade garcense do Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão Rural.

O levantamento foi realizado pela empresa Ventus e detalha a zona rural do município.

São 14 mapas que abordam diversas frentes de análises como tipo do solo, quais culturas são praticadas, extensão das estradas rurais e asfaltadas, extensão dos rios, todas as nascentes catalogadas, altitudes que podem verificadas dentro do território total - as nossas vão de 440 metros no ponto mais baixo a 700 metros no ponto mais alto.

O prefeito João Carlos dos Santos falou sobre o motivo da realização do plano: "Agora nós podemos definir algumas prioridades. O plano trata de nossos recursos hídricos e das nossas oportunidades de manutenção e preservação de toda uma área de recursos naturais muito importante para o município. Nós temos muitas de riquezas e que precisam ser preservadas em nossos 550 Km², e este trabalho nos traz um direcionamento para quais  áreas necessitam de um esforço maior nestas ações".

Um outro fator importante são os dados técnicos solicitados quando da necessidade de buscar recursos públicos. O Prefeito também falou sobre isto: "Principalmente na hora de buscar dinheiro dentro dos programa federais é importante termos uma forte sustentação técnica, e o plano é uma das exigências. Agora posso afirma que estamos preparados tecnicamente para termos acesso a estes recursos".

Sobre alguns dados apresentados, o Prefeito destacou: "Hoje nós sabemos que, dentre as oito pontes da zona rural, duas delas precisam de melhorias. Sabemos que temos 183 km de estradas rurais. Ficamos sabendo também, com muita surpresa, que há 1052 nascentes dentro do nosso espaço, e todas estão catalogadas e identificadas com as coordenadas geográficas. Temos noção de onde precisamos trabalhar para que Garça continue a ter a captação de água de superfície. É bom deixar claro dentro dos mais de 60 municípios que integram as bacias do Aguapeí e Peixe nossa cidade é a única que faz este tipo de captação".

Os dados foram apresentados e devem ser disponibilizados em breve a todos através do site oficial na internet.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!