Garça, Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

Notícias por Categoria

VII Encontro de Cafeicultores de Garça e Região terá 1º concurso de qualidade do café

Nos próximos dia 18 e 19 de outubro acontecerá em Garça o VII Encontro dos Cafeicultores da Região de Garça.

O evento tem promoção da Casa da Agricultura de Garça com apoio da Prefeitura Municipal.

A programação terá paletras técnicas mostrando as últimas novidades da cafeicultura, exposição de máquinas e implementos e uma novidade: o 1º concurso qualidade do café da região de Garça, com promoção da GSCA - Garça Specialty Coffee Association.

As inscrições para o concurso vão até dia 1º de outubro. As amostras serão separadas e enviadas para análise técnica da UFLA - Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais. Não haverá nestas amostras a indicação do produtor, ou seja, a análise será feita "às cegas".

As amostras dos 10 melhores cafés serão enviadas de volta a Garça e, nos dias do Encontro, haverá um camping com os produtores e uma rodada de negócios entre os interessados.

Lançamento do IG e premiação dos 3 melhores produtores

No dia 18 de outubro, às 19:30 h, hvaerá o lançamento oficial do projeto da IG - Indicação Geográfica - Cafés da região de Garça.

Para esta solenidade serão convidados os prefeitos, secretários de agricultura e secretários de desenvolvimento econômico de todos os nove municípios que participam do projeto: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Lupércio, Marília, Ocauçu e Vera Cruz.

Também devem estar representantes do SEBRAE, que é parceiro no projeto, e interessados no assunto.

Qual o objetivo em conseguir a IG Cafés da Região de Garça

Segundo informações do site do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial - a Indicação Geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. No Brasil, ela tem duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP).

Em Garça e região o reconhecimento através da IG fortalecerá a cultura e melhorará as condições de mercado dos café aqui produzidos, desde que atendam as exigências,

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!