Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Fundo Social de Solidariedade - Sábado, 08 de Dezembro de 2018


Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça


Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça

A população de Garça ganhou um espaço especial neste final de ano. Foi inaugurado na noite desta sexta-feira, dia 7, na área da antiga estação rodoviária, no centro comercial da cidade, um grande pavilhão de artesanato, um lugar encantado, inteiramente dedicado à magia do Natal, com muita luz, brilho, cores, Papai Noel e sua casa, brinquedos e trenzinho da ACIG, pracinha de alimentação, enfim, um lugar para passear e acender o espírito natalino.
Tudo isso é resultado de dois projetos do Governo do Estado que contemplaram a cidade e a Prefeitura não exitou em aceitar e fazer o possível para que fossem colocados em prática e ofertados à população nesta época de festas.
O primeiro projeto, “Natal Espetacular”, é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, por meio da primeira-dama, Lúcia França, e foi desenvolvido em seis meses pelo Fundo Social de Solidariedade de Garça. Tanta dedicação resultou nos enfeites que decoram todo o espaço, com lindas árvores iluminadas, lustres, sinos, laços, entres outros acessórios Natalinos, confeccionados com 11 mil garrafas Pet, recolhidas pelos alunos das escolas de Garça, num concurso que contou com a ajuda de parceiros e premiou com uma mesa de pingue-pongue a EMEIF Profª. Cláudia Maria Rodrigues Aronne, pelo maior número coletado e um aluno da escola SESI, que foi sorteado e ganhou um notebook.
“Em parceria também com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, aliamos os objetivos de minimizar o impacto dessas garrafas no meio ambiente, conscientizando os alunos da importância dessa ação, com a alegria de poder proporcionar à população, um Natal que resgata com muito carinho, o espírito dessa época, com os enfeites, a família vindo passear no centro da cidade para visitar a casinha do Papai Noel e para reviver esse momento de tanta alegria que é o Natal para nós”, salientou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Furlaneto dos Santos, que também agradeceu ao Tiro de Guerra e às voluntárias do Fundo Social que confeccionaram os enfeites com muito amor e dedicação.
A inauguração, a chegada do Papai Noel e o acender das luzes, associados ao início do horário especial de abertura do comércio à noite, atraiu dezenas de famílias que foram saborear o encanto dessa época. “Eu estou adorando o local. Achei um espaço muito bonito, uma iniciativa muito legal da Prefeitura em trazer os artesãos para centro da cidade, proporcionando uma renda a mais para eles”, disse a dona de casa Alessandra de Oliveira Santos, que foi passear ao lado do marido e dos três filhos.
O segundo projeto, resultou em um pavilhão de 500 m², repleto de artesanato confeccionado pelos artesãos de Garça. Uma variedade grande de enfeites e utensílios para agradar a todos os gostos. O local é um atrativo turístico a mais para Garça, incentivando passeios e compras nesta época, além de oferecer capacitação aos artesãos. “Está tudo muito lindo e as minhas expectativas de vendas são as melhores, porque, já no primeiro dia, o pavilhão está bem movimentado”, falou Aparecida Tavares Tivo, artesã participante do programa.
O prefeito João Carlos dos Santos ressaltou a importância do local para os artesãos e para a economia do município. “Essa é uma oportunidade imensa para que possamos valorizar os artesãos e a economia que representam para nossa cidade, desenvolvendo as questões que envolvem a economia criativa. O objetivo desse pavilhão é, justamente, contemplar, valorizar e incentivar essas pessoas com dons diferenciados. Eu gostaria de convidar a todos os garcenses para que venham visitar esse espaço e para que valorizem o nosso comércio, fazendo com que tudo isso aconteça aqui dentro do nosso município e que o dinheiro das compras de Natal fique em nossa cidade”.
O pavilhão da Sutaco, Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O secretário estadual, Vinícius Camarinha, participou da abertura. “Esse programa, através da Sutaco, quer valorizar e resgatar as formas tradicionais de expressão do povo paulista, que é o artesanato. Esse projeto acontece em Garça e em mais cinco cidades. Eu quero cumprimentar a prefeitura que organizou tudo isso, com o clima natalino, e ao vereador Bacana, que é do nosso partido e que fez o pedido para gente, procurando valorizar a nossa região”, explicou o secretário de Estado.
Segundo o vereador Antônio Franco dos Santos Bacana, o prefeito João Carlos aceitou a proposta do pavilhão assim que foi contatado. “Eu liguei para o João Carlos que, na hora, falou que poderíamos trazer para Garça o programa e acionou imediatamente o secretário Bruno Henrique Severino que, em um tempo curto, organizou tudo que ficou realmente bonito e, o mais importante, beneficiará os nossos artesãos e toda a população de Garça”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino, falou sobre a importância de proporcionar essa feira aos artesãos da cidade. “O artesanato é uma atividade que, além de resgatar a cultura e a história do município, ainda é uma atividade geradora de renda e emprego. O local é estratégico e eu tenho certeza que essa é a primeira feira que nós estamos fazendo aqui, mas que irá se repetir, fazendo com que o nosso artesanato seja cada vez mais reconhecido, bem como a história do município”.
O Pavilhão do Artesanato ficará aberto até o dia 23, de segunda a sexta, das 13 às 22 h. Aos sábados, funcionará no mesmo horário do comércio. Já as atrações natalinas, como a presença do Papai Noel, são no período noturno. A partir desta segunda-feira, dia 10, estão programadas apresentações artísticas todos os dias.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook