Garça, Sábado, 04 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019

Notícias por Categoria

AEAAG, Crea-SP e Prefeitura de Garça distribuem caderno técnico sobre poda de árvores

Uma parceria entre a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça (AEAAG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e Prefeitura de Garça, está distribuindo cadernos técnicos de Arborização Urbana-Poda, para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre o assunto. Exemplares estão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama).

De acordo com engenheira florestal da Prefeitura de Garça, Maria Angela de Castro Panzieri, que também faz parte do Crea-SP, o objetivo do caderno técnico é conscientizar as pessoas sobre a importância da existência das árvores dentro do espaço urbano. Ela destacou que ao contrário dos materiais de construção, as árvores absorvem o calor, mas não o distribuem.

“As árvores são muito importantes no espaço urbano, que é construído todo artificialmente, com asfalto, cimento e outros materiais. Queremos que as pessoas entendam que muitas vezes, uma poda bem feita, uma retirada de um galho, evita a retirada de uma árvore. A poda bem feita exige técnicas e isso estamos evidenciando nesse material”, disse Maria Angela.

A engenheira florestal e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Mafud, estiveram reunidos com o prefeito João Carlos dos Santos, entregando um exemplar do material que foi confeccionado e já está disponível na Sama, ensinando o local correto e a forma de efetuar a poda de uma árvore.

Além de falar da importância da árvore, o caderno técnico também cita as leis que foram criadas para proteger a arborização, obrigações e planejamento que deve ser levado em conta em todos os projetos imobiliários do município.

“Muitas vezes, nós da Prefeitura de Garça fizemos errado anos atrás e hoje estamos colhendo esses frutos. Coisas que vem de mais de 30 anos. Demoramos muito tempo para chegar nesse ponto, mas graças a interação que temos com a AEAAG, eu como engenheira florestal, hoje conselheira no Crea-SP, podemos trazer esse material para a população”, disse a engenheira florestal.

Inicialmente os exemplares foram disponibilizados para todos os jardineiros que passaram por capacitação e estão cadastrados na Prefeitura de Garça para a realização de serviços no município. Os servidores municipais que atuam nessa área também receberam os cadernos técnicos e demais interessados podem buscar um exemplar na Sama, que fica no interior do Bosque Municipal.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!