Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 02 de Maio de 2019


SAMA realizou reunião de treinamento do "Projeto Município Verde Azul" - PMVA


SAMA realizou reunião de treinamento do
SAMA realizou reunião de treinamento do
SAMA realizou reunião de treinamento do
SAMA realizou reunião de treinamento do
SAMA realizou reunião de treinamento do

Na terça-feira, 30 de abril, foi realizada no auditório do CRE - Centro de Referência em Educação -, sede da Secretaria Municipal de Educação de Garça, um treinamento do PMVA - Programa Município Verde Azul.

A reunião contou com a presença de integrantes do COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente -, Secretários e funcionários municipais.

Na ocasião a advogada Patrícia Barbosa Fazano passou orientações sobre os relatórios do PMVA.

Patrícia é gestora da Estação Ecológica dos Caetetus, da Fundação Florestal, e explicou o objetivo do programa: "Nós viemos mostrar para todos os quadros da Prefeitura que trabalhar o PMVA, trabalhar meio ambiente, não é assunto somente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mas é função de toda a administração pública, que tem que trabalhar com planejamento em gestão ambiental municipal. São 10 diretivas, entre elas, arborização, resíduos sólidos, esgoto tratado, gestão das águas, qualidade do ar, conselho ambiental, e ter um norte no planejamento desta gestão ambiental municipal. O programa é voltado para a população, para os munícipes, para melhorar a qualidade de vida da população".

Patrícia falou sobre a atual situação de Garça em relação a este programa: "Eu acho que Garça tem condição de avançar bastante. A cidade já certificou em alguns anos anteriores, e nós precisamos concatenar alguns programas que já existem aqui para o Programa Município Verde Azul".

A interlocutora do PMVA em Garça é a bióloga Erica Buchignani que trabalha no Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão e explica sua função: O trabalho de interlocução é coletar os dados em todas as Secretarias do município e carregar o sistema do programa com estas informações. Sem relatório, sem dados, sem ações, não tem como comprovar. Muitas vezes o município desenvolve ações relativas ao PMVA mas não há a comunicação e os dados não chegam à Secretaria Estadual do Meio Ambiente que é quem cuida do programa. Inserindo as informações no sistema, que podem ser em relatórios ou ações desenvolvidas no município, elas serão avaliadas pelos técnicos responsáveis. Este ano estamos muito animados em relação ao trabalho de coleta de dados, com muito engajamento. Os Secretários e os servidores entenderam a importância desta certificação. Se desenvolvemos as ações podemos conseguir o selo de município verde azul, o que traz mais qualidade de vida à população e a boa gestão economiza, principalmente, em recursos naturais e também em recursos financeiros que não serão gastos em ações no futuro para tentar uma recuperação do meio ambiente que, em muitas vezes, não é possível".

 

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook
ATENÇÃO MORADORES DA VILA REBELO

Devido a confirmação do 1º caso de sarampo, as equipes de saúde realizarão neste sábado, 24, das 8h às 17h, vacinação nas pessoas que não estão imunizadas.