Garça, Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 03 de Junho de 2019

Notícias por Categoria

Garça recebe representante da Câmara de Comércio Brasil-Catalunya no sábado, dia 8

Todos sabem que a cafeicultura está diretamente ligada à história da nossa cidade. Na verdade, esta cultura é responsável pelo surgimento do município, ou seja, a cidade se desenvolveu devido à cafeicultura.

A produção continua forte não só em Garça mas em toda região. O café produzido em nosso solo oferece uma qualidade indiscutível e, em muitas vezes, é misturado a cafés de outras regiões para se conseguir um blend de qualidade.

Uma iniciativa importante é mostrar toda a estrutura produtiva instalada a investidores de outros países. E é isto o que irá acontecer em um encontro no próximo sábado, dia 8, às 14:00 h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Um representante da Câmara de Comércio Brasil-Catalunya visitará Garça para conhecer a capacidade de produção dos nosso produtores.

Paulo Granchelli, CEO da Granchelli Café Premium, explica a importância do encontro: "O café é uma bebida consumida diariamente no mundo todo. Nós temos um produto de qualidade e precisamos explorar novos mercados de café. Vamos apresentar o potencial da cafeicultura de Garça ao representante da Câmara Brasil-Catalunya. Nosso trabalho é para que os cafeicultores possam viabilizar futuros negócios com torrefações da região da Catalunya e depois de toda a Europa. É um mercado muito promissor e cheio de oportunidades".

O deputado estadual Reinaldo Alguz e o deputado federal Enrico Misasi devem participar do evento. Reinaldo é um dos responsáveis pela reativação da ferrovia no trecho Panorama-Bauru e falará sobre as oportunidades que o transporte ferroviário oferece, especialmente da facilidade para exportação já que o porto de Santos ficará muito mais acessível, não só aos cafeicultores, mas para todas as empresas de Garça e da região que exportam seus produtos.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA CAFÉS DA REGIÃO DE GARÇA

A Prefeitura apoia o encontro e a cafeicultura garcense. O Prefeito João Carlos dos Santos foi um dos responsáveis por conseguir os recursos junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para a implantação do projeto IG - Indicação Geográfica Cafés da Região de Garça.

"Quando me apresentaram o projeto do IG, o Paulo Granchelli e a Associação dos Produtores de Cafés Especiais, não tive dúvida em apoiar. Entendi e encaminhei para o governo do estado. Muitos podem pensar que um projeto ligado ao café teria que ter seu foco na Secretaria de Agricultura. Mas eu vi por outro prisma, o do desenvolvimento econômico, e foi esta Secretaria Estadual que procurei junto com os produtores de Garça. À época seu titular era o Márcio França, que nos atendeu muito bem, também entendeu o objetivo que era desenvolver economicamente a região através da cafeiculturua e liberou os recursos para iniciarmos os trabalhos. A nossa região é referência em produção de café, e café de qualidade. Temos que valorizar esta nossa riqueza", falou o Prefeito.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!