Garça, Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

SAMA - importância da arborização e como é feita em Garça

As fotos que ilustram esta matéria são de Lofantera, popularmente conhecida como lanterneira ou chuva de ouro. Esta espécie está cultivada no Residencial do Bosque em Garça.

Todos sabem que as árvores são fundamentais nas ruas e avenidas da cidade. Além de embelezar, elas tem um importante papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam. Também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves.

E os benefícios não param por aí. Podemos falar de fixação de carbono, produção de oxigênio, proteção contra ventos, entre outros benefícios em ter uma cidade arborizada.

Mas a escolha da espécie correta a ser cultivada é fundamental. Se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, o primeiro passo é procurar a Prefeitura. Baseado em pesquisa dos engenheiros e previsto no plano de arborização urbana, há espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados.

O municípe também pode solicitar o plantio à Prefeitura, diretamente na SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - ou buscar as mudas no viveiro municipal.

Mas fique atento: o plantio da árvore errada pode provocar muita dor de cabeça no futuro. Só para enunciar alguns: tubulações de água e esgoto estourados, calçadas levantadas, problemas na rede elétrica, galhos que ameaçam cair a qualquer momento, frutos pesados que caem sobre carros, ramos espinhentos que atrapalham os pedestres, sujeira e mau cheiro advindo de frutos, folhas ou flores caídos, entre muitas outras situações desagradáveis a perigosas. E geralmente você não pode fazer muita coisa. Na maioria das vezes o corte ou poda é permitido apenas à prefeitura e companhia elétrica. O corte sem autorização pode render multas pesadas a quem realizar e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental.

Para que não haja problema, você terá que solicitar o serviço à SAMA e aguardar que aprovem. Daí a importância em acertar na escolha do tipo de árvore a ser plantada. Sem falar no seu tempo de vida que pode ser muito maior que o de qualquer ser humano.

INDICAÇÃO DE ESPÉCIES

Conheça agora uma lista de espécies que são indicadas para calçadas. As de pequeno porte são boas para calçadas com fiação elétrica, enquanto as maiores podem ser plantadas em calçadas sem fiação.

Coração de negro
Resedá gigante
Ipê branco
Ipê amarelo
Jacarandá
Sabão de soldado
Cássias amarelas
Lofantera
Resedá
Calicarpa
Flamboyant de jardim
Pitanga
Araçá
Cássia canudo de pito
Tingui preto

Serviço - A SAMA atende de segunda a sexta, das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 h. A sede fica dentro do bosque municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão, com acesso pela rua Vital Soares. Telefone para maiores informações: 3471-3499.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!