Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Garça, Sábado, 04 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Sext
03/07
22 °C
12 °C
Índice UV
5.0
Sáb
04/07
26 °C
16 °C
Índice UV
5.0
Domi
05/07
27 °C
17 °C
Índice UV
5.0
Segu
06/07
29 °C
18 °C
Índice UV
5.0

Desenvolvimento Econômico - Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

Notícias por Categoria

Evento na sexta, dia 18, lança vídeo sobre IG Café da região de Garça


Resumo na notícia

- Vídeo com os produtores irá contar um pouco da história do café em Garça; este é o primeiro de outros que virão.

- IG Café da Região de Garça está cada dia mais próxima

- Empenho da atual administração foi fundamental para início do projeto

- Vencedores do 2º concurso cafés de qualidade da região de Garça receberão certificado

 

Um evento programado para a sexta-feira, dia 18 de outubro, será mais um passo rumo à conquista da IG – Indicação Geográfica – Café da Região de Garça.

O teatro municipal de Garça será palco do lançamento do vídeo institucional da IG, a partir das 20:00 h.

Tamis Gonçalves Lustri, produtor e torrador de café e integrante do ConGarça – Conselho do Café da Região de Garça -, falou sobre o objetivo do evento: “Com o lançamento deste vídeo, que tem aproximadamente 10 minutos, queremos registrar oficialmente o início da história da produção do café na cidade e sua importância. E quem vai contar esta história são pessoas que participaram e continuam participando da sua construção”.

Entre os convidados estão as famílias que trabalham com o café e todos envolvidos na rede de produção e comercialização deste produto que tem uma ligação direta com o surgimento do município, já que chegou por aqui há 100 anos. Garça completou 90 anos em 2019.  

A realização deste lançamento é do ConGarça - Conselho do Café da Região de Garça -, formado por produtores e técnicos ligados à área.

O evento contará com a presença do Prof. Dr. Paulo Henrique Leme, da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais. PH, como é conhecido, é professor da universidade federal de Lavras, doutor em administração de empresas e desenvolve trabalho em marketing, empreendedorismo e agronegócio, e participa do projeto da “IG Café da Região de Garça”.

 

Participação do poder público municipal – O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, não é produtor de café. Mas nasceu, cresceu e se desenvolveu na cidade ouvindo o relato de muitas das histórias que estarão no vídeo a ser lançado.

Em maio deste ano foi premiado na etapa estadual do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria “cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico”. O projeto laureado está ligado ao principal produto agrícola produzido em solo garcense: “Indicação geográfica dos cafés da região de Garça: valorização e resgate da história”.

João Carlos falou sobre o projeto premiado: “Valorizar o café é valorizar o nosso município, a nossa memória, a história da vida das pessoas que iniciaram a construção da nossa cidade. Foi isto o que nós fizemos e que nos deu este prêmio do Sebrae. A conquista não é minha, mas de cada cafeicultor que deixou seu suor, seu esforço e dedicação para construir esta linda história”.

E completou sobre o evento no próximo dia 18 no teatro municipal: “É mais um momento de grande felicidade para toda a cidade. A conquista da “Indicação Geográfica Café da Região de Garça” vem sendo construída a cada dia com muito esforço e dedicação. Hoje estou Prefeito da cidade e trabalho para deixar um legado coletivo, que, além de valorizar a nossa tradição de produtores de café, trará muitos benefícios para todos os garcenses e para a região”. 

 

Certificados serão entregues no dia do evento - Em setembro aconteceu na sede da AABB em Garça o 8º encontro de cafeicultores de Garça e região. Integrando o encontro foi desenvolvido o 2º concurso de cafés de qualidade de Garça e região.

Ao total foram 34 lotes participantes, sendo 10 na categoria cereja descascada e 24 na seca natural. Todos receberão seus certificados nesta noite especial.

O concurso foi organizado pela Associação dos produtores de cafés especiais da região de Garça e por produtres voluntários, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, CDRS - Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável -, CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento -, ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça -, Olan, Credicitrus, Armazéns Gerais, Cafés do Brasil, Café Granchelli, PPA, Café Inglez e Café Salute.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Conheça Garça

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!