Garça, Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Tecnologia da Informação - Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

Notícias por Categoria

Investimento em Data Center corrige defasagem de cerca de 15 anos nos equipamentos da Prefeitura

Um assunto que muitas pessoas podem ter ouvido ou vão ouvir falar em Garça é sobre a aquisição pela Prefeitura Municipa de um novo data center. Traduzindo do inglês para língua portuguesa: data center significa Centro de Processamento de Dados.

Leandro Carvalho, Diretor de TI – Tecnologia da Informação – da Prefeitura Municipal explica mais detalhadamente o que é o data center da Prefeitura e o que ele faz: “O data center da Prefeitura serve para armanezar todas as informações dos contribuintes, das pessoas que utilizam os serviços que são prestados pela Prefeitura, como os atendimentos da saúde e da educação, os dados das empresas que geram notas fiscais, todas as informações do portal da transparência, contas públicas, transparência do terceiro sertor, as notícias geradas pela Secretaria de Informação e Comunicação e publicadas no site oficial da Prefeitura, as informações aos servidores como os holerites, entre outros serviços”.

Ainda segundo o Diretor Leandro, os equipamentos não são atualizados faz 10 ou 15 anos. E segue: “A Prefeitura terá que cumprir, a partir do ano que vem uma lei federal, a lei geral de proteção de dados. Então precisamos ter equipamentos confiáveis para termos segurança nas ações do dia a dia e ofercermos segurança a todos que se relacionam com o poder público. Hoje posso afirmar que não há estrutura para atender efetivamente todos os serviços que a Prefeitura presta”.

Valor do investimento – Leandro explica claramente tudo o que está sendo adquirido com os R$ 300 mil: “Não é só um computador, como tem pessoas dizendo por aí. O que teremos é um conjunto de três equipamentos, sendo dois servidores de aplicação de última geração e um servidor de armazenamento com espaço aproximado de 100 tera. Foi adquirido também um sistema de segurança e back up, ou uma cópia de segurança de todas as informações que são geradas pela Prefeitura e que tem ser guardadas com segurança. Todo o equipamento tem garantia de 7 anos, prorrogáveis por mais 3 anos. E este investimento está sendo estudado há mais de um ano, não é uma ação que foi feita rapidamente. Foi planejado, estudado e procuramos ter o melhor retorno para os cofres municipais”.

Outras cidades seguem o mesmo caminho – Quem quiser verificar poderá notar que outras Prefeituras estão fazendo esta modernização. A cidade de Presidente Prudente, por exemplo, acabou de adquirir um data center semelhante ao de Garça, porém maior, já que a cidade é maior, tem cerca de 200 mil habitantes e um volume maior de dados gerados diariamente.

Leandro finalizou: “O TI da Prefeitura procura prestar um bom serviço para a população e também para todas as outras secretarias municipais, já que esta é uma das nossas responsabilidades, atender de maneira satisfatória todos os setores da administração municipal. Além da aquisição destes equipamentos, o novo data center, iniciamos esta semana o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia. Nós vamos elaborar um documento com muita responsabilidade, olhando para o futuro, analisando o nível que a Prefeitura está hoje e projetando onde quer estar daqui dois anos, no mínimo, na área de tecnologia”.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!