Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Garça, Quarta-feira, 03 de Junho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Quar
03/06
27 °C
16 °C
Índice UV
6.0
Quin
04/06
27 °C
17 °C
Índice UV
6.0
Sext
05/06
26 °C
18 °C
Índice UV
6.0
Sáb
06/06
27 °C
20 °C
Índice UV
6.0

Turismo - Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019

Notícias por Categoria

Turismo de Observação de Aves envolve e agrada a todos os participantes


Um final de semana de muitas atividades relacionadas ao meio ambiente, em especial, ao Turismo de Observação de Aves, envolveu um grande público e recebeu elogios de todos os participantes. O evento "Avestando - observação de aves" – 2º Ciclo de Palestras foi organizado pela Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Estação Ecológica dos Caetetus, ofereceu contato direto com a natureza e a possibilidade de avistar inúmeras espécies de aves que habitam essa região.

O evento proporcionou ao público informações técnicas e a possibilidade de se envolver, admirar e se encantar com riqueza de espécies de aves que vivem ou que migram para essa região do planeta. As palestras foram enriquecedoras e ministradas pelo garcense professor da Unesp de Tupã, Doutor Diogo Sartori; também pelo biólogo e professor da Unesp de Bauru, Rafael Gustavo Capinzaiki Ottonicar, e pela Bióloga, especialista em Ecologia e Ecoturismo, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e guia naturalista, Tietta Pivatto.  

Para abranger os diversos públicos que envolvem o tema de observação de aves, essa segunda edição do Avestando foi dividida em dois momentos. As atividades começaram no sábado, às 6h30, no Bosque Municipal. Em uma parceria também com o Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado dentro do bosque, o público foi recepcionado pelo prefeito João Carlos dos Santos, pela secretária Municipal de Turismo, Márcia Praxedes e pela bióloga Érika Buchignani, responsável pelo CEA.

Após um delicioso café da manhã, eles receberam as orientações dos palestrantes e binóculos para percorrer as trilhas dentro do bosque a procura dos pássaros. A TV Record acompanhou o percurso e exibirá uma reportagem sobre esse momento do evento. Houve também sorteio de brindes.

O segundo momento do "Avestando - observação de aves" – 2º Ciclo de Palestras, foi realizado na Estação Ecológica dos Caetetus, localizada no município de Gália. Essa etapa foi organizada para receber um público mais específico de turistas de observação de aves, biólogos e fotógrafos de natureza. Além de garcenses, o evento contou com a participação de pessoas das cidades de São Paulo, Bauru, Tupã, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Guaimbê e Vera Cruz.

Após o ciclo de palestras, os participantes percorrem no sábado e no domingo, mais de cinco horas e meia de trilhas pela reserva. Dezenas de aves foram avistadas e fotografadas e, em breve, estarão registradas no site WikiAves e no portal eBird Brasil, ambos voltados para observadores de aves, com o objetivo apoiar, divulgar e promover a atividade, por meio de registros fotográficos e sonoros, identificação de espécies e comunicação entre observadores, aumentando a visibilidade de Garça e a possibilidade de receber turistas. A cidade já faz parte do Guia de Observação de Aves do Estado de São Paulo, colocando o município e a região em posição de destaque neste tema tão importante e em pleno desenvolvimento no Brasil e no mundo.

O evento teve o apoio do Unesp e da Ecooar, destacando também a participação de integrantes do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo -, órgão consultivo, deliberativo e que assessora as ações turísticas em nosso município.  Essa segunda edição do Avestando trouxe como patrocinadores: PPA, Fulltime, Café Inglez, Deusa Alimentos, Henlau, Datrel, LD Corretora de Seguros, Hotel Santa Maria e Doce Doçura. Empresas de Garça que trabalham pelo desenvolvimento da cidade, apoiam e acreditam na implantação do turismo enquanto oportunidade econômica para o município.

 

Clique aqui para ver as fotografias do evento no bosque.

 

Clique aqui para ver as fotografias do evento na Estação Ecológica dos Caetetus.

 

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Conheça Garça

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!