Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Notícia

Assistência Social - Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019


Garça inaugura, nesta terça-feira, Unidade de Atendimento de Reintegração Social


Garça inaugura, nesta terça-feira, Unidade de Atendimento de Reintegração Social

Garça passa a contar a partir de amanhã, dia 10, com uma Unidade de Atendimento de Reintegração Social, onde será desenvolvido o Programa de Penas e Medidas Alternativas, que acompanha e fiscaliza os apenados à prestação de serviços à comunidade. A unidade, que funcionará no prédio do CRAS II, localizado na Rua Alzira Nazareth, nº 599, Bairro Guanabara, será inaugurada às 10 horas. Além do prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, a solenidade contará com a presença de demais autoridades locais, do Governo do Estado e do Poder Judiciário.

Unidade de Atendimento de Reintegração Social é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Prefeitura de Garça e com o Poder Judiciário.

O Programa de Penas e Medidas Alternativas, que será desenvolvido pela unidade Garça, é responsável por acompanhar e fiscalizar as pessoas que cometeram delitos considerados de baixo potencial ofensivo e foram condenados pelo Judiciário a prestar serviços à comunidade. Essa pena, alternativa à privação da liberdade, possibilita que o apenado cumpra a sanção trabalhando em instituições locais. A previsão é que a nova unidade acompanhe em torno de 100 apenados.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Garça, Deyse Serapião, explicou que o serviço já existia na cidade, mas que agora foi reestruturado, ficando mais eficaz. “Nós faremos o encaminhamento dessa pessoa que precisa prestar serviços à comunidade de acordo com a sua potencialidade, com a sua profissão, ou seja, vamos utilizar os dons desse munícipe para ajudar as nossas entidades e secretarias, onde ele poderá desenvolver o que ele tem de melhor, contribuindo, assim, com as entidades da cidade e fortalecendo o trabalho diário de todos”.

Segundo a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania é uma união de esforços. E, a criação desses mecanismos, visa combater todas as possibilidades de que os usuários do programa voltem a delinquir em decorrência da falta de oportunidades e do preconceito.

Existem vários critérios legais para que um indivíduo receba este benefício (ser réu primário, não ter cometido crime com violência ou grave ameaça e que a pena pelo delito seja de até quatro anos).

Ainda segundo o Governo do Estado, a reincidência de apenas 4,5% entre os beneficiados e o baixo custo aos cofres públicos (R$ 26,08 por apenado/mês) demonstram o valor pedagógico das penas alternativas e a eficácia do programa que recebeu premiações em âmbito Estadual e Federal, destacando-se como referência no território nacional e, em funcionamento desde 1997, atendeu mais de 131 mil pessoas. Com a Unidade de Garça, serão 84 em todo o Estado de São Paulo.  

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3407-6600
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3471-4959
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3471-0400

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Garça

Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102 - Centro
Garça / SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Facebook