Garça, Sábado, 28 de Março de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020

Secretário estadual assina protoco de intenções em Garça

Na sexta, 7 de fevereiro, Garça recebeu o secretário estadual de infraestrutura e meio ambiente, Marcos Penido. A visita teve como objetivo a assinatura do protocolo de intenções entre o governo do estado de São Paulo e o Consórcio de gestão e manejo resíduos sólidos do Centro Oeste Paulista. O consórcio é composto por oito municípios: Alvinlândia, Álvaro de Carvalho, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio.

Segundo o secretário, o tema de resíduos sólidos tem que ser tratado dentro da questão de saneamento básico com a mesma importância. É uma satisfação muito grande de ver que aqui no Centro Oeste Paulista este é um tema que está sendo colocado no seu devido lugar pelo consórcio formado por estes oito municípios. É um passo rumo à modernidade, rumo à sustentabilidade.

Indagado sobre a importância dos municípios se unirem em consórcios, o secretário Marcos Penido falou que, em seu ponto de vista, este é o único caminho. Resíduos sólidos não existe uma solução unitária. Nós temos que formar consórcios para que possamos ter a demanda, o volume necessário, e toda e qualquer solução possa ter um equilíbrio entre a operação e o financeiro. E o volume é junto com os municípios, estabelecendo uma logística de transporte que seja viável para todos. O estado auxilia com a orientação, com a busca de novas tecnologias, com a busca de novos financiamentos, com todo um trabalho conjunto para que a solução seja encontrada. É um trabalho de despachante para que o consórcio seja viabilizado e implantada efetivamente.

O Prefeito João Carlos dos Santos destacou que todos entenderam que a solução não é individual, tem que ser coletiva. Nós entendemos por bem buscar uma solução regional e dar uma resposta adequada a esta demanda de todos os oito municípios. Garça ainda goza de uma condição mais favorável. Nosso aterro está funcionando bem, com a licença em ordem, está bem operado. Mas os municípios vinham sofrendo muito com o transbordo, com condições irregulares de manutenção deste lixo, e estamos nos juntando através do consórcio e, consequentemente, buscar uma solução que atende a população da nossa região. Queremos que a secretaria de infraestrura e meio ambiente nos ajude a organizar as idéias, montar um bom termo de referência, um bom edital para conduzir este processo para uma licitação, uma parceria ou mesmo com recursos próprios. Queremos encontrar uma solução que seja economica e financeiramente viável.

O próximo passo é organizar o termo de referência para tomar as atitudes de forma correta e que solucione este problema de execução e manejo de resíduos sólidos.

Conheça Garça

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!