Procon divulga balanço de atendimentos do mês de novembro

Desenvolvimento Econômico - Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018


Procon divulga balanço de atendimentos do mês de novembro

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de novembro. No período, 391 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa uma redução de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 437 atendimentos foram registrados.

Durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 158 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema.

Em novembro, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 124 atendimentos. Ainda no mês, foram verificados 44 atendimentos preliminares. Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.

Também foram registradas 25 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.

Em novembro ocorreram sete procedimentos extra Procon (que não tem relação com assuntos sobre defesa do consumidor), 21 CIPs finalizadas com acordo e 12 CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).

Clodoaldo José de Oliveira, agente responsável pelo Procon em Garça, apontou que durante o mês passado, os serviços essenciais ficaram na liderança dos atendimentos e consultas do órgão, com 81 procedimentos cadastrados, seguidos dos assuntos financeiros, com 79 atendimentos. Depois apareceram os serviços privados, com 38 atendimentos, e os produtos, com 24 consultas.

No acumulado do ano, foram 4.600 atendimentos, com 2.088 simples consultas, 620 atendimentos preliminares, 312 emissões de CIPs, 209 CIPs finalizadas com acordo e 87 CIPs finalizadas com outras baixas. Foram 1.161 atendimentos de Nota Fiscal Paulista em 2018 e ainda 87 consultas extra Procon.

 

PROCON

O Procon de Garça iniciou suas operações em 2 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.

Em Garça, o Procon atende à Rua 15 de Novembro, 110. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço. O telefone é 3406-3632.

Prefeitura Municipal de Garça


Estado de São Paulo