CATEGORIA : Educação
Governo de SP anuncia investimento recorde em educação. Prefeito de Garça participa

01/09/2021 às 17:18:00
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 1º de setembro, novos investimentos na área da educação. São R$ 145 milhões para modernização das 223 ETECs - Escolas Técnicas - e 74 FATECs - Faculdades de Tecnologia do CPS - Centro Paula Souza -, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O volume de repasses autorizado é um recorde para o ensino técnico estadual.
O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, esteve presente na solenidade, juntamente com o Deputado Estadual Vinícius Camarinha, com a diretora Sônia Maria Valsecchi Ribeiro de Souza, da ETEC Agrícola de Garça Dep. Paulo Ornellas de Barros, e a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.
O Prefeito falou sobre os novos investimentos: “Estive aqui em São Paulo no último dia 23 de agosto em audiência com a Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, falando justamente sobre novos investimentos nesta área de ETECs e FATECs. Vamos receber em Garça parte destes investimentos anunciados pelo Governador João Dória hoje aqui no Palácio dos Bandeirantes”.
 A Secretária Patrícia Ellen também falou sobre os novos investimentos: “O Governador nos pediu para que São Paulo fosse referência não somente no Brasil, mas no mundo, de ensino técnico. Chegaremos somente no técnico integrado, ainda em 2022, a 150 mil alunos e teremos quase 400 mil alunos cursando algum tipo de ensino profissionalizante no estado de São Paulo”.
Os recursos serão destinados para compra de kits para o ensino híbrido, montagem de Salas de Integração Criativa com Espaços Maker e obras e reformas em unidades. Ao todo, 8.672 salas de aulas e laboratórios vão receber câmeras, TVs de 65 polegadas, caixas de som, microfones, computadores e tripés. Os equipamentos vão aprimorar o chamado ensino híbrido.
Dinheiro Direto na Escola
Na ocasião o Governador também assinou o Projeto de Lei que altera a Lei Estadual nº 17.149, de 13 de setembro de 2019, que instituiu o PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista. O objetivo é estender o programa às APMs - Associações de Pais e Mestres - de unidades administradas pelo Centro Paula Souza, em sintonia com as diretrizes estabelecidas no Decreto Estadual nº 63.809/2018.
O PDDE presta assistência financeira suplementar às escolas da educação básica para melhorias em infraestrutura física e pedagógica. Com a aprovação do PL pela Assembleia Legislativa, o Centro Paula Souza estará autorizado a repassar verbas a 223 APMs mediante crédito em conta bancária específica.
A medida é mais uma estratégia para fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar. Os recursos são de dotações próprias do Centro Paula Souza e de fundos governamentais específicos. O investimento previsto é de R$ 8,9 milhões e deve começar ainda em 2021.
Este texto foi desenvolvido com base nas informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo