04 JUN 2017
Cerejeiras Festival tem grande sucesso e atinge marca de 300 mil pessoas no final de semana em Garça

O Cerejeiras Festival terminou neste domingo, dia 2 de julho, com a sensação de dever cumprido. O balanço oficial, com toda a prestação de contas, está sendo preparado pela comissão organizadora, mas todas as expectativas foram superadas, com um público estimado de pelo menos 300 mil pessoas nos cinco dias de evento. A expectativa é muito grande para 2018, quando será realizada a 32ª edição da festa mais tradicional de Garça.

Foram cinco dias de intensa programação na região do Lago Artificial J.K. Williams, onde está localizado o Bosque das Cerejeiras. As mais de mil plantas floresceram no período previsto e abrilhantaram o evento com um show de beleza. Os visitantes puderam contemplar a flor símbolo do Japão, além de fazer compras nos estandes, apreciar comidas dos mais variados tipos e ainda se divertir com as apresentações.

A maioria dos expositores já manifestaram o interesse em participar do Cerejeiras Festival no próximo ano. A comerciante mariliense Adriana Dias Batista, que há 12 anos está presente no evento comercializando orquídeas, vendeu nesta edição mais de duas mil mudas da planta e se mostrou bastante contente com a organização deste ano.

?Em todos esses anos em que participo da festa, nunca vi o evento tão bem organizado e completo como foi neste ano de 2017. Todos que trabalharam estão de parabéns. Ficamos muito satisfeitos?, disse a comerciante.

O comerciante paranaense Marcos César Matos veio para Garça participar do Cerejeiras Festival. Ele contou que participa da festa há 27 anos, sempre na área de alimentação, com grande sucesso mais uma vez. Com 12 barracas no evento, Matos contou que sua família toda estava presente na festa, utilizando aproximadamente 600 quilos de farinha para a produção de kreps e churros.

Outro número significativo sobre a festa foi em relação a venda de tempurá, prato típico da culinária nipônica. Em apenas quatro barracas no Cerejeiras Festival, foram 15 mil unidades da iguaria comercializadas. O yakissoba também foi muito procurado na festa, que contou até mesmo com a venda de Açaí, com o comerciante Cláudio Cirino, que possui uma loja em Garça e fez questão de participar do evento.

Algumas atrações se apresentaram pela primeira vez em Garça, como o famoso The Oriental Magic Show, com o mágico Ossamá Sato, que já se apresentou em diversos programas de televisão do país, inclusive sendo responsável pelo quadra ?Ih, compricô?, do programa A Praça é Nossa, do SBT.

Foram várias apresentações de taikô durante o Cerejeiras Festival, com a participação de campeões estaduais e nacionais. Um dos destaques do evento ficou por conta de Nobohiro Hirata, que já foi campeão mundial de Karaokê e apresentou a maior parte das atrações. Dono de uma voz impecável, emocionou muita gente cantando em japonês e também em português.

Organizado pelo Consebs Lago Segurança e Turismo, o Cerejeiras Festival teve um público surpreendente na primeira noite, que aproveitou o show da dupla Conrado e Aleksandro. Mesmo sendo feriado apenas em Garça no dia seguinte (quinta-feira), muita gente de toda a região veio para a Sentinela do Planalto, curtir um show da dupla sertaneja. O segmento não era exibido nos últimos anos durante a festa, mas conseguiu agradar os garcenses, sendo comprovado com a grande presença.

Na segunda noite houve apresentação do cantor Sandamí, que contagiou todos com música de muita qualidade e simpatia. O Rock da House encerrou a noite do Cerejeiras Festival em grande estilo. Diversos artistas de Garça se apresentaram e também agradaram o público, como Jensen e João Ricardo e Dodô.

O terceiro dia de festa teve muita animação com um festival de danças e músicas japonesas, Rádio Taissô, Musical Kaori Yokota do Programa Raul Gil, demonstração da Cerimônia do Chá e o show sertanejo da dupla Renato e Giovanelli, com apoio do Circuito Cultural Paulista e Secretaria da Cultura de São Paulo. A banda Fresno encerrou a noite com um show que agradou todos os seus fãs.

No sábado, dia 1º de julho, a apresentação da banda Pedra Letícia levantou o público, com seu pop rock irreverente e malicioso, apresentando sucessos como ?Teorema de Carlão?, ?Como que ocê pôde Abandoná Eu?, ?Eu Não Toco Raul?, e muitas outras. Atualmente, a banda se apresenta no ?Programa do Porchat?, na Rede Record. Muitos não conheciam a banda, mas se tornaram fãs após o show, que contou com diversas piadas e músicas de artistas consagrados como Sidney Magal, Wando e Reginaldo Rossi, levando a multidão a loucura.

Um dos destaques da festa deste ano, além da cobertura em toda extensão do gramado, foi a presença de food trucks, sendo explorada a rua onde está localizada a base da Polícia Militar. Cerveja de qualidade e com preço justo foi outro ponto que agradou os que foram até o Cerejeiras Festival, além da praça de alimentação, que ficou maior e com dois telões para que ninguém perca nada do que se passa no palco.

No domingo, dia 2 de julho, a comunidade nipônica teve diversos eventos durante todo o dia, com os tambores de Okinawa Ryukyu Koku Matsudi Daiko. Também foi realizada a eliminatória do Cosplay World Masters. O encerramento da festa foi com Beatles Abbey Road.

Em 2018, os organizadores prometem uma festa ainda maior, com aumento da cobertura e da praça de alimentação no gramado. Se mantiverem a fórmula de sucesso, com certeza, o Cerejeiras Festival tem todas as condições de ultrapassar os significativos números alcançados neste ano, batendo todos os recordes do evento mais tradicional da cultura nipônica em toda a região.