08 AGO 2017
DESENVOLVIMENTO URBANO
Conselho Municipal de Turismo faz primeira reunião do ano em Garça

Foi realizada na noite da última quarta-feira, dia 2 de agosto, a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), para discutir assuntos relativos ao desenvolvimento do setor em Garça. Este é um dos requisitos para que a cidade se torne Município de Interesse Turístico (MIT), com possibilidade de receber importantes recursos para investimento em infraestrutura.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento de Turismo, Fábio Bonassa, é preciso ter um Conselho de Turismo ativo para conseguir se tornar MIT. O Comtur é formado por três representantes indicados pela Prefeitura de Garça, um indicado pela Câmara dos Vereadores, quatro integrantes da sociedade civil e cinco da iniciativa privada.

?São 13 integrantes e tivemos a presença da maioria deles na nossa reunião. No nosso próximo encontro realizaremos a eleição para escolha do presidente, secretário e para analisar o regimento interno do Comtur. Ficamos muito contentes porque as pessoas realmente estão querendo contribuir e participaram pensando no melhor para o nosso município?, disse Bonassa.

Hoje, São Paulo possui 70 cidades com o título de estâncias voltadas diretamente para o turismo. Até o fim do ano, com a aprovação de todos os 140 MIT?s, como prevê a Lei, o Estado terá quase um terço dos seus municípios voltados ao turismo. Cada uma dessas cidades contempladas com o MIT pode receber anualmente cerca de R$ 550 mil, valor que deverá ser investido em obras e ações destinadas exclusivamente ao setor de turismo.

?Esse dinheiro que o governo repassa não pode ser utilizado em eventos. Ele precisa ser utilizado na infraestrutura do turismo. A cidade tem que apresentar um projeto, que precisa ser aprovado, para ser confirmada a liberação da verba. É o passo inicial se a cidade tem ideia de chegar um dia a se transformar em Estância Turística?, explicou o secretário.