15 AGO 2017
Garça conquista recurso e fará cirurgias ortopédicas no Hospital da Unimar

A Prefeitura de Garça foi contemplada com recurso para a realização de cirurgias eletivas que devem diminuir uma demanda reprimida na área de ortopedia, para os casos de média complexidade, que serão atendidos no Hospital Universitário da Unimar. Atualmente existem aproximadamente 85 pacientes que estão na fila de espera, sendo que as cirurgias terão início nesta próxima sexta-feira, dia 18.

De acordo com a secretária de Saúde, Paula Miralla, Garça conquistou uma verba de R$ 54 mil do Ministério da Saúde, mediante Portaria 1.294 de 25 de maio de 2017, para a realização a ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial àqueles com demanda reprimida identificada nas cidades.

?A gestão identificou que a maior demanda reprimida de cirurgias eletivas são as de ortopedia, por isso essa foi nossa opção, cirurgias de ortopedia de média complexidade. Há uma lista de mais ou menos 85 pacientes aguardando há mais de dois anos em alguns casos. Para dar uma vazão e resolutividade no maior número de casos, visto o recurso limitado, a Secretaria de Saúde firmou parceria com a Unimar para realização dos procedimentos?, destacou Paula.

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde, os procedimentos da estratégia, que visa à redução no tempo de espera por cirurgias, poderão ser realizados por meio do atendimento de rotina e por meio de mutirões. Em Garça, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle, está entrando em contato com os pacientes que estão na lista de espera, aguardando os procedimentos, para agendamento das cirurgias.

Com esse recurso oriundo do Ministério da Saúde e a importante parceria firmada com a Unimar, serão realizados apenas os procedimentos de média complexidade, que estavam com a demanda reprimida, já que nem todas as cirurgias de ortopedia se enquadram nesse quesito.