29 AGO 2017
Sama deve retirar árvores condenadas na Praça Pedro de Toledo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) está estudando a retirada de algumas árvores condenadas na Praça Pedro de Toledo, no centro de Garça. Existem grevíleas no local que foram tomadas por cupins e que oferecem riscos para a população, além de outras que estão sendo sufocadas pela conhecida figueira mata-pau. Outras espécies já foram plantadas com o objetivo de substitui-las.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Diogo Sebastião de Oliveira, os técnicos da Sama estão estudando a substituição de árvores que já foram consideradas condenadas, com laudo que indica a necessidade da retirada. O principal problema encontrado na praça é relacionado às grevíleas, sendo que algumas delas estão tomadas por cupins.

?Estamos estudando uma remodelação na Praça Pedro de Toledo. Vamos fazer uma reconstituição de canteiro e o nosso problema maior é realmente com relação às grevíleas. Existem algumas árvores condenadas que devem ser substituídas, para evitar qualquer risco para a população?, disse o secretário.

Além das árvores com cupins, outras estão sendo tomadas por figueiras mata-pau, que como o próprio nome já indica, germinam sobre outras árvores, e crescem como epífitas até que suas raízes alcancem o solo. Então as raízes engrossam, crescem em volta da árvore hospedeira, até que a figueira a sufoque por cintamento. Em alguns casos, a planta hospedeira compete na absorção de água do solo com a árvore original, que acaba morrendo.

?Temos uma preocupação muito grande com todas as árvores de nossa cidade. Na Praça Pedro de Toledo, vamos substituir essas espécies que estão apresentando problemas. Existem grevíleas que estão cobrindo as palmeiras, tirando o visual delas e ainda abafando as árvores patas-de-vaca, que já estão adultas e que foram plantadas justamente para substituir as grevíleas?, explicou Oliveira.