08 SET 2017
Semana da Pátria 2017 termina com grande sucesso em Garça

A Semana da Pátria 2017 chegou ao fim. E com ela vem o sentimento de satisfação por parte dos organizadores, entidades, escolas e público que compareceu em peso a todas as atividades programadas para a semana de comemorações a Independência do Brasil. O grande destaque ficou por conta do Desfile Cívico realizado no dia 7, acompanhado por uma multidão na Rua Carlos Ferrari.

Logo no dia 4, segunda-feira, a manhã no centro da cidade foi abrilhantada por um Ato Cívico, em frente ao Paço Municipal ?Dr Ulysses Guimarães?. A Banda Musical do 37º Batalhão de Infantaria Leve de Lins mostrou seu vasto repertório durante o evento e acompanhou o hasteamento das bandeiras, tocando o Hino Nacional. Os alunos do 5º ano A da Emef Prof. João Crisóstomo encantaram todas as autoridades e público presente com a declamação da poesia ?De lá pra cá?, sobre a árvore símbolo do nosso país, o pau-brasil.

Em seguida, o prefeito João Carlos dos Santos, representando o Poder Executivo, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Santos, representando o Poder Legislativo, e a diretora do Fórum e juíza da 1ª Vara Judicial, Renata Lima Ribeiro Raia, representando o Poder Judiciário, plantaram juntos uma muda da árvore pau-brasil na Praça Hilmar Machado de Oliveira, simbolizando a junção dos três poderes em prol do crescimento e desenvolvimento de Garça. O plantio foi acompanhado pela canção Aquarela do Brasil, orquestrada pela banda do 37 BIL.

O Ato Cívico se encerrou com a inauguração da Galeria de Prefeitos de Garça, no hall de entrada do gabinete municipal. A atividade contou com a participação do ex-prefeito de Garça, Cornélio Cezar Kemp Marcondes, e também com a presença de familiares dos 28 nomes que já foram chefes do executivo garcense, como o senhor Alcyr Souza Reis, filho do quarto prefeito da história, Gumercindo Pereira dos Reis.

Na parte da noite, houve a abertura do Torneio Independência, um evento organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer no Ginásio João Gonzáles. O campeonato reuniu mais de 100 pessoas na plateia e contou com jogos de voleibol masculino e feminino, na categoria livre.

Na terça-feira, dia 5, a Maçonaria organizou uma sessão magna alusiva à Independência do Brasil. A palestra foi presidida pelo coordenador regional do Grande Oriente de São Paulo, José Francisco Feijão.  No dia seguinte, quarta-feira, continuaram os jogos de voleibol do Torneio Independência, também realizados no ginásio João Gonzáles e com a presença de público expressivo nas arquibancadas.

No feriado do dia 7, quinta-feira, a Rua Carlos Ferrari amanheceu toda preparada para o Desfile Cívico. A partir das 9h, 32 agremiações desfilaram seus pelotões pelo centro de Garça. Participaram do evento todas as escolas municipais, estaduais, particulares e Etecs da cidade, além da Faculdade de Tecnologia de Garça (Fatec), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rotary, Lions, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Escola Municipal de Cultura Artística (Emca), Grupo de Escoteiros de Garça, Tiro de Guerra 02-014, Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) e Clube do Fusca de Garça e Marília.

O desfile, que durou cerca de três horas, contou com a presença do prefeito João Carlos dos Santos e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos, além do vice-prefeito Cassiano Pelegrini e dos secretários municipais.

?É motivo de alegria a participação de todas as escolas e dos serviços disponíveis do município. Isso realmente mostra todo o nosso potencial. É importante que nós garcenses valorizemos esta potencialidade que temos. Então, hoje nós estamos colocando na rua tudo aquilo de bom e tudo aquilo de mais importante que esse município tem?, disse o prefeito.

A Polícia Militar estimou que aproximadamente oito mil pessoas compareceram ao desfile, que foi agraciado por 11 fanfarras e mais de 2.500 componentes, um número superior aos desfiles passados. O desfile foi transmitido ao vivo pelo Facebook, na página da Prefeitura de Garça, e obteve mais de dez mil visualizações, 106 compartilhamentos, 778 curtidas e cerca de 26 mil pessoas alcançadas.

O final do feriado foi agraciado pela final do Torneio Independência, no ginásio João Gonzáles. O chefe de gabinete, Cássio Adonis de Santi Siqueira, esteve presente e participou da cerimônia de premiação e entrega de medalhas e troféu para os vencedores dos jogos de voleibol masculino e feminino.