30 JAN 2018
Projeto hortas na estratégia nas unidades de saúde da família já mostra resultados

Um projeto muito interessante está sendo desenvolvido em Garça: é o hortas na estratégia. O projeto foi idealizado pela atual secretária de saúde, Nataly Gaiato Cruz e da agente de saneamento Maria Luiza Ferreira Moreti, que é a coordenadora das hortas na estratégia.

Com o apoio da vereadora Deyse Serapião, a equipe teve que, literalmente, por a mão na massa, ou na terra: ?Após conhecer o projeto vi que era possível turbinar a iniciativa. E foi isto que fizemos, com a ajuda da Maria Luiza, da Escola Agrícola de Garça e da Casa da Agricultura. Vários voluntários ajudam no trabalho do dia a dia. Assim o projeto está andando?, esclareceu a vereadora.

As unidades de saúde da família que receberam as hortas comunitárias nesta primeira são do Jardim Mondrian (horta suspensa), Helana Muller ( suspensa e com canteiros ), na Araceli (de onde são as fotos) e no centro comunitário do Jardim São Lucas. No começo de fevereiro o projeto deve ser implantado na unidade de saúde familiar do Labienópolis.

Na horta da Araceli foram plantados alface, cebolinha, salsinha, berinjela, jiló, rabanete, mandioca, erva cidreira, manjericão e abacaxi, utilizando apenas adubo orgânico, sem o uso de agrotóxicos.

A produção é oferecida gratuitamente aos munícipes que frequentam as unidades.

?A minha vontade, de verdade, é termos uma horta comunitária municipal em Garça, e este pode ter sido o início deste projeto mais amplo. Podemos produzir e oferecer gratuitamente alimentação saudável para uma boa parte da população que não tem acesso a estes alimentos?, completou a vereadora Deyse.

30/01/2018