28 JAN 2019
ASSUNTOS JURÍDICOS
Prefeitura finaliza primeira etapa de instalação de câmeras em Garça

A Prefeitura de Garça finalizou a primeira etapa da instalação de câmeras de segurança no município. Todos os prédios públicos foram atendidos com a medida e estão sendo monitorados, 24 horas por dia. A medida tem como objetivo garantir mais segurança para a população. Os próximos passos contemplarão as vias de acesso da cidade, além do centro comercial.

O objetivo do prefeito João Carlos dos Santos é reduzir ainda mais os índices criminais e os atos de vandalismo contra prédios públicos. Ele afirmou que o uso da tecnologia para auxiliar as polícias Civil e Militar é uma ?tendência mundial? e um importante aliado no combate ao crime.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Leandro Carvalho, revelou que além das câmeras de segurança, foram instalados alarmes em todos os prédios públicos. A vantagem das câmeras de segurança é que, mesmo com a ocorrência de um delito, as imagens auxiliarão a Polícia Civil na apuração e responsabilização de seus autores.

?Essa instalação foi concluída pela empresa Life, que venceu o processo licitatório realizado no final do ano passado. Estamos concluindo um centro de monitoramento que será utilizado pelos nossos vigias. Eles acompanharão tudo o que acontece e poderão ir até o local ou mesmo acionar o policiamento para o atendimento da ocorrência. Apesar disso, as câmeras já estão em pleno funcionamento?, contou Carvalho.

A proposta de implantação das câmeras foi formulada no início de 2018, quando o prefeito João Carlos dos Santos apresentou a proposta aos lojistas da Associação Comercial e Industrial de Garça. Desde então, a Administração Municipal vem se mobilizando para viabilizar o quanto antes a instalação dos equipamentos.

Algumas câmeras terão alcance de até um quilômetro e giro de 360 graus. Elas serão controladas por funcionários da Prefeitura de Garça, devidamente treinados para atuarem na central de monitoramento. Para o prefeito João Carlos, os investimentos em segurança pública vêm ao encontro do que os moradores de Garça esperam.

?A melhora na questão da segurança pública é um dos maiores pedidos da população. Nosso sistema de monitoramento vai ao encontro com o que a população deseja: mais segurança e eficiência contra a criminalidade. E como a população tem essa preocupação, nós resolvemos fazer esse investimento e auxiliar as autoridades no combate aos crimes?, explicou João Carlos.

Nos próximos passos serão instaladas câmeras nas vias de acesso do município. A intenção é que elas tenham capacidade de fazer a leitura de placas, identificando veículos furtados ou roubados. O centro comercial também será atendido nas futuras etapas do processo de instalação de câmeras em Garça.