11 NOV 2019
FUNDO SOCIAL
Prefeitura já solicita, novamente, a vinda da carreta da mamografia

Encerrando as atividades preventivas do Outubro Rosa, Garça contou pela primeira vez com a Carreta da Mamografia. O projeto do governo do estado "Mulheres de peito", durante toda a semana passada, até o sábado dia 9, atendeu 250 mulheres com mamografias e orientações.

O mais importante foi que a carreta também beneficiou um público de mulheres entre 35 e 49 anos, que não estão na faixa etária que tem o exame de mamografia garantido pela Rede Pública de Saúde. Porém, a quantidade de exames realizados pela carreta em Garça foi uma determinação do estado,  independe da vontade ou da demanda do município.

Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social, já encaminhou uma nova solicitação ao Deputado Estadual Vinícius Camarinha, para que o projeto retorne para cidade. O deputado, que esteve no sábado acompanhando o último dia de atendimento, se comprometeu a intervir novamente junto ao governo do estado.

Acompanhe agora o que disseram as autoridades e as mulheres sobre o atendimento e a vinda da carreta ?Mulheres do Peito? para Garça.

Cláudia Furlaneto dos Santos ? primeira-dama e presidente do Fundo Social de Garça

?A Dalvinha desde o início da gestão solicita para que ajudássemos a trazer a carreta para Garça. Nós tentamos muito e agora conseguimos por meio de um ofício que enviamos ao deputado estadual Vinícius Camarinha. Eu acredito que superou todas as nossas expectativas. Infelizmente algumas mulheres ficaram sem o exame devido ao número já estabelecido de atendimentos pelo programa, mas nós agora temos a possibilidade de trazer a carreta outras vezes, porque provamos que as mulheres de Garça e região participam e que há a demanda?.

Deyse Regina Serapião Grejo - secretária de Assistência e Desenvolvimento Social

?A vinda da carreta para Garça foi através de um ofício enviado pela primeira-dama, Cláudia Furlaneto dos Santos, ao deputado estadual Vinícius Camarinha, que se empenhou nesta conquista. Tivemos a negativa a princípio, mas o deputado não desistiu, protocolou novamente e fez com que o nosso pedido fosse atendido. Nós da Prefeitura e da Secretaria de Assistência estamos muito felizes porque o trabalho foi intenso, mas positivo e gratificante. Valeu a pena todo o esforço. Nós já fizemos o pedido para que essa carreta volte em outro momento oportuno e que se estenda por mais dias, para que possamos atender as mulheres que não conseguiram realizar o seu exame desta vez?.

João Carlos dos Santos ? prefeito de Garça

?Nós temos que agradecer ao grupo das ?Amigas da Dalvinha?, formado por pessoas que se dedicam a causa e que representam de alguma forma, os interesses da sociedade na detecção e no controle do câncer de mama. Foi importante que a carreta viesse fortalecer o projeto desse grupo de voluntárias, pois foram 250 exames oferecidos. Eu sei que esse ainda é um número pequeno, mas foi possível atender mulheres que estão fora da faixa etária prioritária de atendimento pela rede de saúde. Pois, para mulheres acima de 50 anos o exame é disponibilizado na rede. Por isso eu peço para que essas mulheres, através da sua unidade de saúde, procurem o encaminhamento, pois nós temos a condições de atendê-las muito rapidamente para fazer os exames preventivos no mamógrafo do município. Eu também gostaria de agradecer ao deputado estadual Vinicius Camarinha, que nos ajudou muito, articulando junto ao Governo do Estado, para que trouxéssemos essa carreta para Garça. Então, eu fico muito feliz porque nós chegamos ao fim de mais uma campanha de conscientização e com resultados muito expressivos em atenção à população?.

Vinícius Camarinha ? deputado estadual

?Eu estava com esse programa na região quando a primeira-dama me ligou, dizendo que a Prefeitura gostaria de fazer uma parceria. Eu procurei o governador, que estendeu o programa para a nossa região. Foi muito bom que as duas maiores cidades dessa nossa região acolheram a carreta e receberam muitas pessoas das cidades vizinhas. São poucas carretas para atender 645 municípios. Veja como é disputado esse programa, por isso é preciso fazer esse rodízio. Então nós já vamos solicitar o retorne a Garça e para que fique o maior tempo possível, para  atender ainda mais pessoas?.

Dalva Maria da Silva (Dalvinha) coordenadora do grupo Amigas da Dalvinha

?Eu estou nessa luta desde que eu comecei a fazer o Outubro Rosa em 2011 e depois eu me aposentei e continuei nessa junto com algumas amigas, para trabalharmos em função da prevenção e da orientação sobre a detecção precoce do câncer de mama. Quando soubemos da carreta ficamos muito empolgadas, porque mesmo com todo o nosso trabalho, a gente não conseguia fazer nada de concreto para que essas mulheres se sentissem melhor. Então há muito tempo que a gente vem pedindo essa carreta. Desta vez, graças a Deus, com muita luta e muita batalha a gente conseguiu essa carreta. Por isso, estou muito feliz porque nós conseguimos?.

Andréia Cristina Rodrigues de Moura Correia, 46 anos, dona de casa.

?Eu nunca fiz o exame e tive o apoio da minha filha, que insistiu muito para que eu viesse. Então essa será a primeira vez. É muito bom agente prevenir e cuidar mais da nossa saúde?.

Cleide Aparecida Correia Gomes, 64 anos, aposentada .

?Eu já fiz duas vezes o exame de mamografia e depois não fiz mais. É muito bom ter essa carreta aqui em Garça. Eu vou fazer o exame porque e é importante. É uma prevenção que a gente precisa fazer, porque se der alguma coisa errada, será diagnosticado no começo e tem como você cuidar?.

Clauris Maria soares, dona de casa.

?Eu tenho medo, porque eu nunca fiz e tenho criança para cuidar. Vai que Deus me livre acontece. Mas, eu vejo as minhas colegas que tiveram câncer de mama, que quando descobriram já estava bem avançado. Por isso estou aqui hoje, para prevenir?.