15 DEZ 2020
HABITAÇÃO
Prefeito assina convênio para construção de mais 26 casas em Garça

O Prefeito João Carlos dos Santos esteve na capital paulista para assinatura do convênio que libera a construção de mais 26 unidades habitacionais em Garça do Programa Vida Longa, uma parceria das Secretarias de Estado da Habitação e de Desenvolvimento Social, CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e da Prefeitura Municipal.

Na foto estão, da esquerda para a direita, Flávio Augusto Ayres Amary, Secretário estdual de Habitação, Prefeito João Carlos dos Santos, Aguinaldo Quintana Neto, Diretor Técnico da CDHU e Élcio Sigolo, Coordenador de Planejamento.

O programa foi lançado em 2019 e integra a política habitacional do estado e tem o caráter protetivo. O morador não paga taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social possibilitou identificar melhor como fazer cada construção.

Hoje há cinco empreendimentos em construção em Barretos, Bauru, Bragança Paulista, São José do Rio Pardo e São Roque, e agora mais seis cidades vão iniciar as obras. Além de Garça, integram a lista de municípios beneficiados Bastos (20 casas), Duartina (28), Guaratinguetá (28), Santa Bárbara d?Oeste (28) e Tietê (28).

São 158 unidades ao todo com investimento de R$ 20 milhões do governo do estado de São Paulo.

O Prefeito João Carlos falou sobre o programa: ?Anunciamos estas casas em maio de 2020. É mais uma parceria entre o município de Garça e o governo do estado de São Paulo, especialmente a CDHU, onde assinei o convênio. O Vida Longa é inovador em oferecer um local que atende o idoso que tem condições de viver sozinho. O programa é voltado os idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. As vilas são construídas privilegiando a convivência entre os moradores. É mais uma conquista para Garça que vai garantir mais qualidade de vida a estes garcenses?.

As obras do novo residencial do Programa Vida Longa devem começar em janeiro de 2021.

Quem poderá ser atendido? - Pessoas com 60 anos ou mais, preferencialmente sós e com vínculos familiares fragilizados, são o público-alvo do programa. Os idosos devem ter renda de até dois salários mínimos, residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias.

Como será o residencial? ? Os imóveis do programa Vida Longa são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do desenho universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Os conjuntos habitacionais terão imóveis de 28 m² de área privativa, distribuídos em cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.

Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

O Programa Vida Longa traz um conceito que busca agregar expressivo valor a todo o processo de socialização dos moradores. Por isso, os residenciais foram projetados para ter espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.