15 FEV 2021
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estrutura administrativa agora tem Secretaria de Tecnologia da Informação e Inovação

A nova Secretaria criada é essencial nos dias atuais devido ao volume de informações e dados que gerados dentro da estrutura da Prefeitura: estamos nos referindo à Secretaria de Tecnologia da Informação e Inovação.

Criada pelo executivo após a experiência dos primeiros quatro anos, quando o assunto é tecnologia, proteção de dados, diminuição de custos, atendimento de qualidade ao cidadão, é a Secretaria de TI que é responsável e faz a Prefeitura andar, como se diz popularmente.

O titular da pasta é Leandro Carvalho, tem 31 anos idade e com experiência de pelo menos 10 anos na área trabalhando no setor privado, em várias empresas de Garça e da região. Em 2017 foi convidado pelo Prefeito João Carlos dos Santos para assumir, na época, o Departamento de Tecnologia da Informação, que estava dentro da estrutura da Secretaria de Informação, Comunicação e Eventos.

Leandro explica o que encontrou à época: ?Eu acreditava que encontraria uma estrutura física e de programas mais evoluída. Não foi o que aconteceu. Mas nós conseguimos atualizar significativamente esta estrutura, não só de hardware como também de software. Posso citar a área da saúde com a implantação do prontuário eletrônico do paciente, a interligação dos Unidades de Saúde e da UPA com a farmácia central, fizemos um upgrade (aumento) da internet e também das máquinas que são utilizadas no dia a dia e precisam ter uma certa qualidade para não travar e prejudicar o atendimento das pessoas que procuram o serviço. Na Administração melhoramos a telefonia instalando uma nova rede através do IP ? Internet Protocol ? proporcionando uma economia mensal na conta de telefone da Prefeitura, e, no atendimento ao cidadão, o protocolo eletrônico de documentos utilizando a ferramenta 1Doc, que também agilizou a comunicação interna da Prefeitura. Não temos mais funcionários de lá pra cá e daqui pra lá levando papéis para secretarias, diretorias e setores, o que era uma perda de tempo; conseguimos fazer tudo isto eletronicamente hoje, economizando tempo e dinheiro dos nossos impostos?.

A nova Secretaria de TI vai contar com dois departamentos: governança e acesso à informação e segurança, que vai cuidar do monitoramento e toda a parte de infraestrutura, sendo responsável por todos os dados e por toda a informação gerada, vai implantar a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados - e desenvolver e implementar o Plano Geral de Tecnologia da Informação, entre outras responsabilidades.

Já o Departamento de Inovação e Transformação Digital vai tratar das inovações digitais, vai revisar alguns processos de digitalização e saber se há algum retorno efetivo em realizar esta ação, sempre com o objetivo de qualificar e diminuir os custos para que tanto o Prefeito quanto os Secretários das pastas, com a possível economia, tenha mais recursos para investir. O objetivo é impactar positivamente no atendimento ao cidadão.

O Departamento também vai propor normas de uso dos recursos tecnológicos na Prefeitura, vai gerenciar todos os bens da área de tecnologia, cuidará da questão de transparência, trabalhando com todas as secretarias seus atos e informando a todos os garcenses as ações realizadas.

?A nossa Secretaria vai trabalhar muito em conjunto com a Secretaria de Comunicação para levar todas estas informações ao maior número de pessoas possível. Queremos que a população da cidade conheça o que está acontecendo e o que vai acontecer dentro da nossa pasta?, completou o Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Leandro Carvalho.