16 MAR 2021
ConGarça consegue último documento solicitado para obtenção da IG Cafés da Região de Garça

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na terça, 16 de março de 2021, a resolução SAA-18, de 15 de março de 2021, atestando que as cidades que integram a Região de Garça são notórias na produção de café.

O levantamento histórico e a delimitação da área produtora de café da Região de Garça compreende 14 municípios, sendo eles, em ordem alfabética: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu e Vera Cruz.

O documento foi protocolado pelo ConGarça - Conselho do Café da Região de Garça - e, segundo informações da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Garça, Thereza Sartori, ?atesta que as cidades integrantes da região são notórias na produção de café e era o último documento necessário para que o processo de reconhecimento da nossa IG possa ser finalizado junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial?.

Thereza informou ainda que uma pré avaliação de toda a documentação já foi realizada pelo INPI em outubro de 2020 e o documento publicado na terça, 16 de março, foi solicitado naquela ocasião.

O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, é um dos principais incentivadores da IG Cafés da Região de Garça e trabalhou politicamente para que a publicação desta resolução fosse realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo. ?Reconhecer a qualidade do nosso café é, antes de tudo, valorização a história de Garça e de toda a região que surgiu e se desenvolveu com a chegada desta agricultura. E também todo o esforço e trabalho dos cafeicultores de Garça e da região. Estamos caminhando para que nossa IG realmente aconteça?.

Quais benefícios traz a Indicação Geográfica?

Um produto com Indicação Geográfica (IG) passa a ser reconhecido pela qualidade diferenciada vinculada ao território de produção ou extração e ao conhecimento dos produtores da região.

Entre os benefícios diretos da IG estão o diferencial em relação aos similares, a agregação de valor e a organização social dos produtores, que passam a agir coletivamente como defensores da IG contra a utilização indevida do nome protegido. Indiretamente a região é beneficiada pelo desenvolvimento econômico em outros ramos da economia, uma vez que passa a ser mais divulgada. O desenvolvimento do turismo vinculado à produção de café em toda região é um dos exemplos.

Em julho de 2019 foi lançado o vídeo IG Cafés da Região de Garça, que mostra um pouco da história da produção cafeeira. Para assistir, clique aqui.