28 MAI 2021
Garça realizará o Drive-Thru Ecológico para coleta de resíduos especiais

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data com muita conscientização, a cidade terá um grande ?Drive-Thru Ecológico? no sábado, dia 12, no pavilhão coberto da Feira Livre, das 9 às 17 horas. O objetivo de incentivar a população a fazer o descarte correto de todo o tipo de material, incluindo resíduos especiais, que são altamente contaminantes para o meio ambiente quando descartados junto com o lixo doméstico.

O evento é organizado pela Prefeitura de Garça em uma parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e Associação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos de Garça (AEAAG), além das empresas que realizam a coleta seletiva dos resíduos.

Essa ação também servirá para divulgar as campanhas de coleta de resíduos especiais que já ocorrem no município. Sendo assim serão recolhidos e destinados adequadamente através da logística reversa, os seguintes resíduos:

Eletrônicos: PROJETO RECICLAETEC ? Parceria da Prefeitura Municipal de Garça com a ETEC ?Antonio Devisate? de Marília. Poderão ser entregues notebooks, impressoras, tablets, acessórios de informática, cabos e carregadores. O material doado é aproveitado pelos alunos da Etec em aulas práticas de montagem de novos computadores e que, posteriormente, são doados para entidades assistenciais.

Pilhas e baterias: PROGRAMA GREEN RECICLA PILHAS (Empresa Green Eletron) ? são recolhidas pelo programa as baterias portáteis, pilhas recarregáveis, pilhas alcalinas e pilhas comuns zinco-manganês. Independente do drive-thru, a cidade passará a ter mais 10 pontos de coleta. Atualmente há um ponto de coleta no SAAE. IMPORTANTE: não serão recolhidas as baterias de celulares

Óleo de Cozinha Usado: CAMPANHA SEM ÓLEO NA ÁGUA - A Empresa Oleoquímica Brasil, tem buscado soluções que possibilitem a preservação do meio ambiente, como a coleta de óleo de fritura usado, evitando que o mesmo tenha uma destinação incorreta. A empresa será novamente parceira nesta campanha, procedendo à compra do óleo de cozinha usado entregue pelos munícipes e fazendo a destinação adequada. O valor arrecadado será revertido em compra de ração para cães e gatos que serão doadas para as ONG?s participantes da Feira de Adoção de Cães e Gatos que ocorrerá durante o Drive-Thru Ecológico.

Tampinhas plásticas: CAMPANHA PETPATAS ? lançada em 2019, a ação visa a arrecadação de tampas plásticas que são vendidas para reciclagem e o valor arrecadado é revertido em castração de cães e gatos de tutores de baixa renda e animais de rua. Os pontos de coleta estão instalados em todas as Unidades de Saúde do município, vários departamentos da Prefeitura Municipal e em restaurantes, comércio e supermercados.

Lacres de Alumínio: CAMPANHA AMASSE ? é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e visa à arrecadação de lacres de alumínio para a aquisição de cadeiras de roda. Atualmente há um ponto de coleta nas dependências da SEMADS.

Lâmpadas: PROGRAMA RECICLUS (Empresa Reciclus). Será lançada no Drive-Thru Ecológico a logística reversa de lâmpadas, ou seja, as lâmpadas entregues pelos munícipes serão coletadas e adequadamente destinadas. A empresa Reciclus será responsável pela coleta e destinação adequada das lâmpadas. Serão coletadas lâmpadas tubulares e compactas. Após o evento será instalado um ponto de coleta na ?Casa do Led?.

Além da coleta dos materiais também será realizada uma FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS com objetivo da adoção e guarda responsável de animais domésticos. Todos que participarem com a entrega de materiais terão seus nomes incluídos num sorteio de brindes. Para os primeiros participantes serão doadas mudas de temperos e ornamentais.