07 JUN 2021
SAAE
Perfuração do poço tubular profundo e melhorias no tratamento de esgoto marcam os 52 anos do SAAE

Criado em 26 de junho de 1969 através da Lei Municipal 1208/1969 como autarquia municipal, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça – SAAE - completa 52 anos este mês com a missão de garantir o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto sanitário, assegurando o bem estar e a qualidade de vida da população.

O SAAE é feito por pessoas. Servidores que se dedicam para que a água chegue com qualidade à casa dos cerca de 45 mil habitantes. Na água da torneira, do chuveiro, na água que proporciona lazer e irriga plantações, o SAAE está presente.

Este ano, em especial, o SAAE tem muito a comemorar. Os 52 anos do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça tem como marco a perfuração do poço tubular profundo para captação de água do Sistema Aquífero Guarani, na região da B1, uma das mais importantes obras da autarquia dos últimos 40 anos, e que deve estar funcionando em sua totalidade e de forma independente até o final de 2022. Até lá, a Autarquia já assinou contrato com a empresa responsável pela telemetria e já iniciou o processo de licitação para locação de bomba e gerador para colocar o poço em funcionamento até a conclusão da obra.

Importante destacar que durante cinco décadas as fontes de captação de água para o abastecimento da cidade se restringiram ao Córrego do Barreiro e à Fazenda Cascata.

A cidade cresceu, se desenvolveu e o sistema de captação se manteve o mesmo. Nos últimos anos, com apoio da administração municipal, o SAAE passou a investir em obras que, além de melhorar a eficiência do sistema atual, vão garantir o abastecimento da cidade para os próximos 20 anos.

Além da perfuração do poço profundo, a autarquia comemora a habilitação pelo Fehidro para obras de melhorias na eficiência da ETE Peixe, e posterior repasse na ordem de R$ 995.661,96, com contrapartida do SAAE de R$ 29.869,86.
“Comemoramos os 52 anos do SAAE com muitas conquistas e com a certeza de que vivemos um novo momento da autarquia. Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, não paramos. Adequamos o atendimento e investimos em obras para garantir o bem estar, a qualidade de vida e, principalmente, o abastecimento de água. Tudo isso, graças ao compromisso e à qualidade técnica dos nossos servidores, que têm como missão a prestação de serviço e o compromisso com a população”, concluiu o diretor Executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim.

Versão do Sistema: 3.2.2 - 02/05/2022