09 JUN 2021
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Participe: é neste sábado a coleta de lâmpadas, pilhas, baterias, óleo usado, tampinhas plásticas, lacres de alumínio e material de informática

Para evitar o descarte incorreto de resíduos especiais, que são altamente poluentes quando descartados junto com o lixo doméstico, a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, fará a coleta desse material e o encaminhamento para empresas especializadas em reciclagem. A coleta acontece neste sábado, dia 12, das 9h às 17h, no pavilhão coberto da feira-livre. Haverá também sorteio de brindes e doação de mudas, além de uma Feira de Adoção de Cães e Gatos.

A ação também servirá para incentivar a população a fazer o descarte correto de todo o tipo de material e divulgar as campanhas de coleta de resíduos especiais que já ocorrem no município. Serão recolhidos e destinados adequadamente por meio da logística reversa os seguintes resíduos: material de informática, pilhas, baterias, óleo de cozinha usado, lâmpadas, tampinhas plásticas e lacres de alumínio.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e Associação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos de Garça (AEAAG), além das empresas que realizam a coleta seletiva dos resíduos.

Conheça os projetos e os parceiros de Garça na coleta de resíduos especiais

Eletrônicos: PROJETO RECICLAETEC – Parceria da Prefeitura Municipal de Garça com a ETEC “Antonio Devisate” de Marília, na coleta de notebooks, impressoras, tablets, acessórios de informática, cabos e carregadores. O material doado é aproveitado pelos alunos da Etec em aulas práticas de montagem de novos computadores e que, posteriormente, são doados para entidades assistenciais.

Pilhas e baterias: PROGRAMA GREEN RECICLA PILHAS (Empresa Green Eletron) – são recolhidas pelo programa as baterias portáteis, pilhas recarregáveis, pilhas alcalinas e pilhas comuns zinco-manganês. Independente do drive thru, a cidade passará a ter mais 10 pontos de coleta. Atualmente há um ponto de coleta no SAAE. IMPORTANTE: não serão recolhidas as baterias de celulares

Óleo de Cozinha Usado: CAMPANHA SEM ÓLEO NA ÁGUA - A Empresa Oleoquímica Brasil, tem buscado soluções que possibilitem a preservação do meio ambiente, como a coleta de óleo de fritura usado, evitando que o mesmo tenha uma destinação incorreta. A empresa será novamente parceira nesta campanha, procedendo à compra do óleo de cozinha usado entregue pelos munícipes e fazendo a destinação adequada. O valor arrecadado será revertido em compra de ração para cães e gatos.

Tampinhas plásticas: CAMPANHA PETPATAS – lançada em 2019, a ação visa a arrecadação de tampas plásticas que são vendidas para reciclagem e o valor arrecadado é revertido em castração de cães e gatos de tutores de baixa renda e animais de rua. Os pontos de coleta estão instalados em todas as Unidades de Saúde do município, vários departamentos da Prefeitura Municipal e em restaurantes, comércio e supermercados.

Lacres de Alumínio: CAMPANHA AMASSE – é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e visa à arrecadação de lacres de alumínio para a aquisição de cadeiras de roda. Atualmente há um ponto de coleta nas dependências da SEMADS.

Lâmpadas: PROGRAMA RECICLUS (Empresa Reciclus). Será lançada no Drive-Thru Ecológico a logística reversa de lâmpadas, ou seja, as lâmpadas entregues pelos munícipes serão coletadas e adequadamente destinadas. A empresa Reciclus será responsável pela coleta e destinação adequada das lâmpadas. Serão coletadas lâmpadas tubulares e compactas. Após o evento será instalado um ponto de coleta na “Casa do Led”.

Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021