06 JUL 2021
Turismo capacitação: Garça realiza curso de Turismo Rural Pedagógico
Esse tipo de Turismo permitirá às crianças experiências enriquecedoras
O Turismo Rural avança no Município de Interesse Turístico de Garça e se prepara para a fase pós-pandemia. A última capacitação foi realizada entre os dias 28 de junho e 1º de julho, através de uma parceria entre a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Sindicato Rural de Garça.
O curso Turismo Pedagógico no Meio Rural foi ministrado pelo SEBRAE- SP e FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, por meio da instrutora Graziela Castilho Sabino Grecco. O analista de negócios do SEBRAE, Nélio Cunha também enriqueceu o conteúdo oferecido aos participantes, com ensinamentos sobre o potencial econômico do tema abordado.
A aplicação do Turismo Rural Pedagógico permite aos alunos, e as crianças em geral, experiências enriquecedoras. Já aos professores, é uma maneira de ensinar os conteúdos trabalhados em sala de aula, relacionando teoria e prática com as experiências proporcionadas no campo. É possível complementar todas as disciplinas ministradas em sala de aula através das experimentações naturais proporcionadas no meio rural.
“O ganho pedagógico por meio das atividades vivenciadas na prática, amplia a construção do conhecimento, sensibiliza os alunos na valorização da história do município e resgata a Cultura local. São inúmeros os benefícios que o Turismo Pedagógico Rural proporciona no aprendizado do aluno e que também é extensivo aos familiares”, explicou Márcia Praxedes, diretora de Turismo de Garça.
Neste sentido, também participaram do curso, além de proprietários rurais de Garça e região, turismólogos e profissionais da Secretaria Municipal da Educação, por meio da supervisão de políticas pedagógicas e da coordenação da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
O curso envolveu a região Turística Alto Cafezal e foi realizado na Fazenda São Ramiro Lazer e Turismo, que cedeu o local para a atividade e investe no Turismo Rural.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação