22 JUL 2021
Descarte correto: Prefeitura amplia pontos de coleta de pilhas e baterias em Garça
O objetivo é evitar que esse material contamine o meio ambiente
A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), assinou um termo de adesão para a logística reversa de pilhas e baterias esgotadas. O objetivo é evitar que esse material, extremamente poluente e perigoso para a saúde das pessoas, seja descartado incorretamente no lixo doméstico.
Vários pontos de coleta foram distribuídos pela cidade e, através do termo de adesão, as pilhas e baterias serão recolhidas pela empresa GREEN Eletron, que fará a destinação correta do material, sem custos para o município. Ressaltamos que a empresa não faz a coletada de baterias de celular e notebook.
Os pontos para o descarte são: PAT, Toyota, Ilumina Elétrica, Big Mart, Supermercado Serve Todos, Supermercado Big Mart Norte, Eletro Center, SAAE, SAMA e Casa do Led (que também recolhe lâmpadas usadas).
Infelizmente, reciclar pilhas e baterias esgotadas ainda não faz parte da rotina do brasileiro. Neste sentido, é importante que população entenda a necessidade do descarte correto, pois esses materiais possuem metais pesados em seu interior, e podem ser reciclados, reutilizados ou ainda, podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.
As pilhas podem levar séculos para se decompor na natureza. Já os metais pesados nunca se degradam e, em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam solo, água, plantas, animais e os seres humanos.
Por isso, Garça já contava com um ponto de coleta no SAAE e agora oferece mais alternativas para a população. Somente no SAAE e no Drive-Thru Ecológico, realizado no dia 12 de junho, foram recolhidos 80 quilos de pilhas e baterias, que deixaram de ser descartados no meio ambiente e terão a destinação correta.
Garça reafirma com essa atitude a sua preocupação e o seu compromisso para com os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O descarte correto de resíduos especiais cumpre o  objetivo 12 - assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, metas 12.5 – até 2030 reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom- Secretaria de Comunicação