23 JUL 2021
Comitê de enfrentamento à pandemia realiza nova reunião em Garça
As ações realizadas no último mês foram apresentadas ao grupo, sob orientação do Prefeito e do Chefe de Gabinete
Foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, dia 22, uma nova reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 no município de Garça. A reunião, que aconteceu de forma virtual, teve a participação do Prefeito João Carlos dos Santos, do chefe de Gabinete, Cassiano Pelegrini, responsável pela coordenação dos trabalhos, além de secretários e diretores envolvidos diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia na cidade.
O comitê se reúne com frequência desde o início da pandemia, com a missão de identificar,   promover e articular as ações desenvolvidas pela gestão municipal.
Ao comitê também cabe buscar e expressar as ações, embasadas tecnicamente e cientificamente, com o objetivo de assessorar as decisões administrativas do Prefeito João Carlos dos Santos e que refletem em toda a sociedade garcense.
Neste último encontro, o Prefeito João Carlos solicitou atenção especial aos órgãos fiscalizadores da Prefeitura, incluindo a Atividade Delegada, para que intensifiquem, também neste final de semana, as ações no Lago J.K. Williams, já que o local foi aberto para o trânsito de veículos após um longo período de interrupção. A orientação foi para que se faça respeitar o decreto municipal vigente, que proíbe o uso de bebidas alcoólicas nos espaços públicos e a circulação de pessoas após as 23horas, não somente no lago, mas também em outros locais de possível aglomeração de jovens nos finais de semana.
Na área social, foi apresentado ao comitê a continuidade do reforço para amparar as pessoas e famílias mais vulneráveis. Segundo a secretária da pasta, Hélide Parrera, somente nos últimos 40 dias, foram realizados 827 atendimentos, entre encaminhamentos, cadastros dos serviços, programas e projetos sociais, solicitação de benefícios eventuais, com cestas básicas, cobertores e exames, entre outros. A secretária informou ainda sobre a intensificação das rondas para atender aos moradores em situação de rua.
Já na área da saúde, além de apresentar o diagnóstico que aponta uma ligeira melhoria epidemiológica da pandemia, a secretária Deyse Serapião informou sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19, salientando a realização constante de melhorias desde o início desse processo. A secretária apresentou ainda a satisfação com os resultados já obtidos com a implantação de uma nova ferramenta para a convocação dos munícipes pré-cadastrados para a vacinação contra a Covid-19, que a partir desta semana passaram a receber mensagens automáticas via whatsapp, informando a data, local e hora da vacinação.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo informou sobre o trabalho de orientação aos empresários com relação ao cumprimento dos protocolos de biossegurança para a prevenção da Covid-19, assim como, esclarecimentos sobre as medidas do decreto em vigência de enfrentamento à pandemia e a solicitação de apoio para a gestão neste enfrentamento.
Neste sentido, também houve por parte da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde a apresentação do relatório das 56 visitas específicas, visando o cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19 nas empresas, escolas e comércio. Somente em mercados e supermercados, 20 receberam a fiscalização da vigilância.
Uma das observações positivas foi com relação ao cumprimento dos protocolos por parte das escolas para a retomada gradativa de todas as atividades. Porém, Edna Semenssato, diretora de Saúde, apontou a necessidade de intensificação de ações de orientação nas pequenas indústrias. Neste sentido, o Prefeito João Carlos solicitou o envolvimento também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para o cumprimento das ações de segurança relacionadas à pandemia.
A Secretária de Educação informou sobre os protocolos e ações desenvolvidas na Rede Municipal, que inicia a retomada, ainda opcional, de 100% dos alunos a partir do dia 2 de agosto. Janete Conessa explicou sobre o questionário aplicado aos pais e responsáveis, em que 68% das respostas foram favoráveis ao reinício presencial das atividades. A secretária mencionou a finalização da entrega dos Kits de alimentos a todos os 3.600 alunos da rede e sobre o monitoramento diário das escolas públicas e privadas com relação aos casos de contaminação, expondo também uma melhora no número de pessoas positivadas.
Para a retomada das aulas na próxima semana, a secretária informou que os protocolos de segurança foram embasados nas orientações da Secretaria da Saúde, norteando como sempre, as ações de segurança dos alunos, corpo docente e setor administrativo.
A Secretaria de Comunicação informou sobre a importância da intensificação das ações de informação e de orientação dos munícipes, contando com o apoio da mídia local e regional.
O cumprimento das ações e orientações são revistas ao longo dos dias de acordo com a necessidade de adequação imposta pela pandemia e apresentadas em nova reunião a ser realizada no próximo mês.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação