26 JUL 2021
SAAE
Sem chuvas significativas, SAAE reforça orientação para uso consciente de água
O déficit de chuvas já é considerado o mais severo dos últimos 50 anos
A situação é crítica. Com chuvas muito abaixo da média, desde o mês de abril, o SAAE reforça a necessidade do uso consciente e racional da água. Dados do monitoramento pluviométrico da autarquia mostram que em abril choveu apenas 27,8 milímetros; em maio, 14,5; em junho, 78,1 e este mês não houve registro de chuva e não há previsão para os próximos dias.
O baixo volume de chuvas tem sido observado em todo o interior paulista, segundo relatório do Monitor de Secas, divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Alerta emitido pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) e por institutos de pesquisas meteorológicas colocam cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, em situação de emergência hídrica no período de junho a setembro. O déficit de chuvas já é considerado o mais severo dos últimos 50 anos. E, Garça, não está longe dessa realidade. Os 782,8 milímetros de chuva acumulados de janeiro até agora são insuficientes para recuperar o período de seca.
Buscando evitar o desabastecimento, o SAAE colocou em prática ações preventivas de um plano de contingência com objetivo de se antecipar, com medidas estratégicas, o possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano.
Antes mesmo da conclusão total de todos os projetos referentes ao poço tubular profundo na região da B1, o SAAE já abriu processo licitatório para locação de bomba para captação de água do Sistema Aquífero Guarani. Além disso, tem realizado testes para melhoria da setorização da cidade com o intuito de monitorar a pressão e a demanda de água por região, e oferecer um sistema mais eficiente e equilibrado.
A tecnologia também tem sido usada pelo SAAE a favor do sistema de abastecimento de água na cidade. O sistema de telemetria adotado permite a transmissão remota de dados gerando uma comunicação em tempo real das condições dos principais pontos de captação e reservatórios.
De acordo com o diretor da autarquia, André Pazzini Bomfim, com o risco de um novo e longo período de seca, não é possível descartar que o município também sinta os reflexos dessa crise hídrica. “Estamos nos antecipando e contamos com a população para sentirmos de maneira menos severa a estiagem nos próximos meses”, comentou.
Para que a falta de chuva tenha seus impactos minimizados é importante o envolvimento de toda a comunidade no uso consciente da água.

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA
- mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com o registro aberto, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos;
- tome banhos curtos. Mantenha o registro desligado enquanto se ensaboa. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano;
- atenção aos vazamentos. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia;
- organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia;
- evite lavar quintais com uso de mangueiras. Caso seja necessário lavar, utilize baldes;
- a água da máquina de lavar também é uma ótima opção para a reutilização de água,
(As informações detalhadas do acompanhamento da situação de seca em todo o país estão disponíveis para consulta no site da ANA - www.ana.gov.br.).

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação