23 AGO 2021
Em reunião, Prefeito solicita plano de combate às queimadas
Com estiagem todo cuidado é necessário para evitar queimadas
Estamos vivendo época de estiagem, com chuvas bem abaixo do normal. Consequentemente a umidade do ar diminui e o calor é mais intenso, uma combinação que ocasiona problemas de saúde.
Para complicar ainda mais, estamos percebendo várias queimadas na cidade. A impressão é que a cidade está envolva em uma névoa de fumaça das queimadas reduzindo a qualidade e a umidade do ar, ocasionando problemas respiratórios, principalmente para idosos e crianças.
Com todas estas situações o Prefeito João Carlos dos Santos convocou uma reunião na sexta-feira, 20 de agosto, em seu gabinete. Participaram o comandante da base do Corpo de Bombeiros de Garça, Sub-tentente Júlio César, o sargento Telles, o chefe de gabinete, Cassiano Pelegrini, o secretário de administração dos serviços públicos, Reginaldo Moreti e o coordenador de operações da Defesa Civil de Garça e coordenador adjunto do estado, Leandro Antonio Gomes de Sá e o secretário de comunicação e eventos, Fábio Bonassa.
Na ocasião o Prefeito solicitou o desenvolvimento de um plano de contingência para combater os incêndios que, infelizmente, começaram a acontecer na cidade. Pudemos perceber na semana passada queimadas na região do bairro Monte Verde.
“A minha solicitação é para que todos se esforcem e desenvolvam este plano o mais rápido possível. Autorizei também adaptações nos equipamentos de combate à incêndios que a Prefeitura tem e a compra de novos equipamentos, que devem ser avaliados pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. O SAAE também deve fazer investimentos nesta área”, disse o Prefeito.
O diretor da defesa civil de Garça, Leandro Antonio Gomes de Sá, alerta para a necessidade da realização de aceiros nas propriedades rurais, próximos às plantações ou às cercas. A largura deve ser de, pelo menos, 10 metros. O principal objetivo dessa técnica é de romper a continuidade da vegetação e retirar matéria orgânica do local. Desta forma, se ocorrer um incêndio, o fogo fica em um espaço restrito e não irá se propagar.
Operação Corta Fogo
O Corpo de Bombeiros já promove neste tempo de estiagem a Operação Corta Fogo, com o objetivo de controlar as queimadas na região. Esta ação é executada entre os meses de junho a outubro, quando, estatisticamente, acontecem a maioria dos incêndios, sejam em terrenos, propriedades rurais ou em reservas florestais. Na imensa maioria dos casos as queimadas são causadas pela ação do homem, sendo ato intencional ou por negligência.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, há diversas causas de incêndios: limpeza de área, queimas de restos de cultivo e para colheita, pontas de cigarro, fósforos acessos, tochas de balões, descargas elétricas, limpeza de acostamento de rodovia, fogos de artifícios e sinalização noturnas com tochas de fogo.
Se você perceber algum foco de incêndio em florestas, rodovias ou qualquer outro local ligue para o telefone 193 para uma ação imediata do Corpo de Bombeiros, ou para 14 9 9700-2310, telefone da Defesa Civil em Garça.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação