24 AGO 2021
Garça envia representantes para lançamento em São Paulo do projeto Casa da Mulher
Objetivo é capacitação e acolhimento das mulheres do estado
Foi lançado em São Paulo na segunda-feira, 23 de agosto, o projeto Casa da Mulher, em apoio às políticas públicas de atendimento, proteção e acolhimento das mulheres em todo estado.
A Prefeitura de Garça enviou representantes da SEMADS - Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Estiveram presentes a Secretária da pasta, Hélide Parrera, e a assistente social e coordenadora de documentação da secretaria, Lílian Soares Gamba.
O projeto Casa da Mulher terá 20 unidades regionais nesta primeira fase com investimento total do Governo do Estado de R$ 14.500.000,00 (quatorze milhões e quinhentos mil reais). Para a segunda fase do projeto estão previstas outras 20 casas.
Os prédios de cada unidade serão erguidos por meio de convênios a serem firmados entre a SDR e municípios das diversas regiões administrativas do estado. Para receber o equipamento, as cidades devem obrigatoriamente possuir o Conselho Municipal da Mulher constituído e fazer a adesão ao programa. Garça já constituiu o Conselho e vai estudar o projeto para conhecer a viabilidade de implantação.
Cada uma das casas receberá investimento de R$ 725.000,00 (setecentos e vinte e cinco mil reais) e os projetos, desenvolvidos pela CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano -, contarão com salão principal e palco destinados a conferências e cursos em geral, salas de atendimento, brinquedoteca, área de gastronomia, sanitários e depósito para manutenção e limpeza. Entre os serviços previstos estão atendimento psicológico, social e jurídico, realizado por equipe multidisciplinar, além de ações de apoio ao empreendedorismo, trabalho e renda.
O projeto da Casa da Mulher em São Paulo vai envolver um total de seis secretarias estaduais e o objetivo é oferecer um espaço adequado para o desenvolvimento de políticas públicas com enfoque regionalizado, que possa garantir acolhimento às mulheres vítimas de discriminação e violência, além de promover encorajamento e capacitação para geração de emprego e renda. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional em parceria com as pastas da Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Direitos da Pessoa com Deficiência e Saúde.
Capacitação e geração de renda
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai disponibilizar 11 mil vagas (presenciais e virtuais) do SP Tech Mulher para as cidadãs atendidas pelo projeto Casa da Mulher em São Paulo. Por meio do programa, elas terão a oportunidade de participar de cursos gratuitos de formação continuada na área de Tecnologia da Informação.
Além disso, a SDE também vai promover, dentro das unidades, ações do programa Empreenda Mulher, que incentiva a autonomia financeira possibilitando oferta de 26 mil vagas de qualificação empreendedora, em parceria com o Sebrae e a Aliança Empreendedora, disponibilização de R$ 50 milhões em microcrédito em 2021 e outras ações para geração de renda. Com as iniciativas, a meta é atender 37 mil mulheres na Casa da Mulher nos próximos 12 meses.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação