31 AGO 2021
Secretaria de Desenvolvimento Econômico comemora 19 anos do Banco do Povo em Garça
Durante a pandemia foi emprestado aos garcenses valor superior a R$ 1 milhão
O Banco do Povo Paulista, que é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem como o objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e criar oportunidades para o empreendedor informal, o micro empreendedor individual e pequenos e médios empresários paulistas.
Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, o Banco do Povo credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
Aqui em Garça a instituição está instalada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e completa 19 anos de funcionamento.
Para marcar a data foi realizado um café da manhã na terça, 31 de agosto. Entre os presentes, a convite do Secretário da pasta, Bruno Henrique Severino, estavam o Prefeito João Carlos dos Santos, o Secretário de Fazenda, Planejamento e Finanças, Antônio Carlos de Oliveira Marra, o Secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, o Chefe de Gabinete, Cassiano Pelegrini, o gerente da ACIG, Fábio Dias, e dois clientes que já utilizaram o serviço do Banco do Povo Paulista: Júnior Pelludim, da Serralheria Pelludim, que já realizou cinco operações de empréstimo com o Banco do Povo, e Reinaldo Nascimento Júnior, da RN Móveis Tubulares, que trabalha com e-commerce (vendas pela internet) e conseguiu sua primeira liberação de recursos na instituição.
O Prefeito João Carlos destacou a importância do Banco do Povo: “O Banco do Povo existe para auxiliar os empreendedores que estão correndo risco no dia a dia. Tem pouca inadimplência, oferece empréstimos que são liberados rapidamente, com juros baixíssimos, e os recursos emprestados retornam fomentando outras atividades. Nós estamos aqui comemorando a vontade de vocês, que investem, que acreditam, que acordam cedo, que empreendem, que acertam, que erram e fazem a diferença”.
Segundo informações da Coordenadora do Banco do Povo em Garça, Maria José Silvério dos Santos, um levantamento feito desde o início da pandemia em março de 2020 até dia 31 de agosto de 2021, foram efetuadas 80 operações com um valor total liberado de R$ 1.039.499,81 (um milhão, trinta e nove mil, quatrocentos e noventa e nove reais e oitenta e um centavos).
Ainda de acordo com a Coordenadora, existe um saldo para ser emprestado de R$ 735.000,00 (setecentos e trinta e cinco mil reais).
Interessados em informações sobre os empréstimos via Banco do Povo podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua XV de novembro, 110, centro, telefone 3471-4637.
São liberados empréstimos de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais), de acordo com as condições dos solicitantes.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação