17 SET 2021
Projeto direciona recursos do MIT ao Parque Ecológico Jayme Nogueira Miranda
Pórtico de entrada do Parque Ecológico Jayme Nogueira Miranda
Planejamento da ação começou em julho de 2021
Garça é MIT - Município de Interesse Turístico - desde fevereiro de 2019, quando o projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, à época, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Este um programa exclusivo do nosso estado e oferece recursos aos MITs para que sejam investidos, especialmente, na melhoria da qualidade da infraestrutura turística dos municípios.
Garça já obteve recursos aprovados do MIT: revitalização do Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão (em desenvolvimento) e a construção de dois sanitários com acessibilidade, já finalizados, na região do lago artificial (um próximo à concha acústica e outro em frente ao parquinho infantil).
Neste ano a Prefeitura de Garça, com aprovação do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo -, enviou um novo projeto para utilização de recursos do MIT, desta vez para investimento no Parque Ecológico Jayme Nogueria Miranda, com localização paralela à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em uma das principais entradas da cidade. Este projeto começou a ser planejado em julho de 2021 e já foi aprovado pelo DADETUR - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.
As obras a serem realizadas no local são: construção de uma pista em asfalto de whelling (manobras radicais realizadas em motos ou bicicletas em uma roda só), arquibancada dedicada aos espectadores, alambrado no entorno, cobertura para as motos e sanitários para utilização do público.
O mesmo projeto contempla a iluminação do Parque Ecológico, incluindo o kartódromo, os campos, a pista de wheeling e a área onde está localizada a pista de caminhada, muito frequentada pelos garcenses.
O valor aprovado das obras é de R$ 361.108,44 (trezentos e sessenta e um mil, cento e oito reais e quarenta e quatro centavos).
Agora a Prefeitura está contratando o projeto de engenharia elétrica. A previsão é que as obras no Parque Jayme Nogueira Miranda tenham início até o primeiro trimestre de 2022.
De acordo com o Departamento de Convênios, o prazo para a finalização de todo o projeto é de 12 meses.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos