17 SET 2021
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
18 de setembro é o “dia mundial da limpeza”
Prefeitura de Garça desenvolve ações constantes de coleta de resíduos especiais
O dia 18 de setembro foi definido como o dia mundial da limpeza. Este é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo mundo para limpar o planeta.
No 18 de setembro de 2021 será a 4ª vez que a data é comemorada. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.
No Brasil são 1.200 cidades participantes; Garça é uma delas. Aqui a Prefeitura Municipal já desenvolve várias ações que colaboram com a limpeza do meio ambiente, e não é apenas no dia 18 de setembro.
De acordo com a bióloga da Sama, Érika Buchignani, “nós já recolhemos e destinamos adequadamente por meio de logística reversa. Acompanhe as ações que acontecem em Garça:
- para o recolhimento de eletrônicos temo o Projeto Reciclaetec. É uma parceria da Prefeitura Municipal de Garça com a ETEC “Antonio Devisate” de Marília. Podem ser entregues notebooks, impressoras, tablets, acessórios de informática, cabos e carregadores. Os materiais coletados são enviados aos alunos da ETEC para aula prática de montagem de novos computadores destinados a doação a entidades assistenciais. O ponto de coleta é a SAMA – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
- no programa Green Recicla Pilhas são recolhidas baterias portáteis, pilhas recarregáveis, pilhas alcalinas e pilhas comuns zinco-manganês. IMPORTANTE: não são recolhidas as baterias de celulares. São vários pontos de coleta no comércio da cidade, entre eles o Paço Municipal, PAT e SAAE.
- na campanha sem óleo na água, a empresa Oleoquímica Brasil, tem buscado soluções que possibilitem a preservação do meio ambiente, como a coleta de óleo de fritura usado, evitando que o mesmo tenha uma destinação incorreta. O ponto de coleta é o SAAE.
- a campanha Petpatas foi lançada em 2019, e tem como objetivo a arrecadação de tampas plásticas de garrafas pet e de alimentos que são vendidas para reciclagem. O valor arrecadado é revertido em castração de cães e gatos para as famílias de baixa renda e animais de rua. Entre os pontos de coleta estão o TG 02-014, as USF Eucaliptos, Araceli, Barros, Mariana 1 e Mariana 2, Labienópolis, Glenda, Helena Muller, Palermo, Rebelo, Jafa, Região Oeste, Paço Municipal, SAAE e SAMA.
- o programa Reciclus é responsável pela coleta e destinação adequada das lâmpadas. São coletadas lâmpadas tubulares e compactas e o ponto de coleta é a Casa do Led.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos