21 SET 2021
Lei Aldir Blanc: Banda Alquimia realiza festival de Rock e descobre novos talentos nas escolas de Garça
O repertório das apresentações proporciona uma viagem pela história do rock
“Festival de Rock Cidade de Garça 2020/2021” é o projeto premiado da Banda Alquimia pelo Edital nº 004/2020 – Circula Cultura II, da Lei Federal Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Os músicos estão percorrendo as escolas de Garça e, por meio de audições, descobrindo novos talentos, ao mesmo tempo em que dão a oportunidade aos alunos de vivenciarem a experiência de um festival e tocarem com a banda, que já possui 32 anos de estrada.
Interpretando músicas de bandas e artistas que marcaram a história desse estilo musical, o projeto permite entender a evolução do rock no mundo. Ao todo são quatro apresentações em escolas e mais a grande final, com a participação dos calouros, vencedores das etapas anteriores.
Os músicos já envolveram no projeto duas escolas, Escola Norma Mônico (Jafa) e Hilmar Machado. A próxima apresentação será nesta quarta-feira, dia 22, às 19h30, na Fatec, com a participação no palco dos três alunos selecionados pelos jurados durante as audições na faculdade. Assim como nas demais escolas, um dos alunos será escolhido para “disputar” a grande final no dia 7 de outubro. Porém, antes do encerramento haverá audições e apresentação no CEI, dia 1º de outubro.
“O projeto Festival de Rock Cidade de Garça 2020/2021, proporcionará aos músicos garcenses, amantes do Rock, a possibilidade de tocar e/ou cantar com a Banda Alquimia ...nos ensaios e apresentações, tendo suas performances pontuadas por jurados, culminando em prêmios em dinheiro, aos respectivos vencedores, que poderão despontar-se como talentos musicais na região”, explicou o proponente do projeto, Renato Costa, fundador e integrante da Banda Alquimia.
Além do proponente, Renato Costa (baterista, percussionista e vocalista), o projeto ainda conta com os integrantes da Alquimia, Alexandre Cézar Sganzerla (baixista e vocalista) e Adenílson Soares (principal vocalista e guitarrista). Para a viabilidade do projeto, com parte do prêmio, a banda contratou o músico e guitarrista Adriano Freitas.
Para saber mais sobre a Banda Alquimia, basta acompanhá-la pelo site e redes sociais:
Facebook: Alquimia Garça
Instagram: alquimiagarca
Youtube: Banda Alquimia Garça
Site: www.bandaalquimia.com.br
Telefones para contato: 14 - 98173-5303 e 99759-5457.

Mais informação sobre o edital Circula Cultura II, da Lei Federal Aldir Blanc

A Secretaria Municipal da Cultura e os artistas garcenses aguardavam a flexibilização do Plano São Paulo de combate a Pandemia para iniciarem as apresentações para a população, que acontecem durantes os meses de setembro e outubro em espaços públicos, como escolas, praças, Lago e Teatro Municipal. As apresentações envolvem a população e são gratuitas
No edital nº 4 da lei, cinco projetos foram contemplados. Cada um tem como contrapartida ações dentro da comunidade. Os prêmios beneficiaram uma cadeia de até 100 profissionais no município de Garça, como técnicos, carregadores, artistas gráficos, músicos, entre outros. E, os valores foram gastos no próprio município.
A Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020) foi lançada no ano passado como medida emergencial voltada a trabalhadores de Cultura e espaços culturais, fortemente impactados pelos reflexos da pandemia.
As atividades desenvolvidas em Garça pelos projetos premiados estão cumprindo todos os protocolos de segurança previstos pelas autoridades da saúde.
Confira o que ainda tem pela frente em apresentações dos grupos e artistas premiados
Banda Alquimia
  • 22/09 – 19h30 – Fatec
  • 01/10 – 10h – CEI
  • 07/10 – 19h30 – Teatro Municipal
Capoeira para todos com o grupo Mandacaru
  • 24/09 – (intervalo dos alunos) Escola Norma Mônico
  • 28/09 – (intervalo dos alunos) Creche Maria Leonor
  • 03/10 – 16h – Concha Acústica do Lago Artificial J. K. Williams
Corporação Musical Garça
  • 26/09 – 20h – Praça da Matriz de São Pedro
  • 03/10 – 16 h – Concha Acústica do Lago Artificial J. K. Williams
CIA. Sérios – Projeto Isolados
  • Dias 28, 29 e 30 de setembro no Teatro Municipal - apresentação para os alunos do município
  • Dias 01 e 02 de outubro no Teatro Municipal - aberto ao público
Projeto Memória Viva – documentário sobre a cidade de Garça, envolvendo os alunos da rede pública de educação nas pesquisas e montagem do roteiro.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação