14 OUT 2021
Prefeito e Vice prestigiam abertura do 4º concurso de cafés especiais da região de Garça
Evento acontece nas dependências do Garça Tênis Clube
O primeiro dia do 4º concurso de cafés especiais da região de Garça. O evento está acontecendo nas dependências do Garça Tênis Clube e segue até sexta, dia 17.
Apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal, SEBRAE, ACIG – Associação Comercial e Industrial de Garça – e CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.
A promoção do concurso é da GSCA - Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça, e a realização é do ConGarça – Conselho do Café da Região de Garça – e da CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável.
O concurso vem valorizando, ano a ano, a rede envolvida na produção dos cafés da nossa região. São duas categoriais analizadas: natural e cereja e descascado.
Cafeicultores das 15 cidades que integram a IG – Indicação Geográfica – Cafés da Região de Garça estão participando. São elas, em ordem alfabética: Álvaro de Carvalho, Alvinlância, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.
Entre organizadores, produtores e convidados, estavam presentes o Prefeito João Carlos dos Santos, a primeira dama, Cláudia Furlaneto dos Santos, o Vice Prefeito Flávio Aparecido Peres, sua esposa Mara Peres, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Flávio Cotait, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, o Secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, a Secretária de Cultura, Susy Mey Truzzi, e a Diretora de Turismo, Márcia Praxedes. O vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Rafael Frabetti, esteve representando o legislativo.
Na abertura o Vice Prefeito Flávio Peres, que é cafeicultor, falou sobre o mercado cafeeiro, a valorização do produto e também sobre a situação da recuperação da Garcafé, a qual está empenhado. “Quando tivermos a cooperativa pronta para funcionar de novo vamos nos reunir e decidir juntos qual caminho seguir. Hoje vejo que é muito importante oferecer assistência ao pequeno e médio cafeicultor”, disse o Vice Prefeito.
O Prefeito João Carlos também falou aos presentes, com destaque especial para o IG Cafés da Região de Garça: “Este projeto me deu o prêmio de Prefeito empreendedor, em São Paulo e depois fui até Brasília, concorrendo nacionalmente. Mas este projeto é de vocês, cafeicultores, e fico muito feliz em estar entre vocês e poder colaborar com esta atividade que gera riqueza, gera empregos para nossa cidade e região, e gera, principalmente, a certeza que teremos um futuro promissor, com mais desenvolvimento para todos”.
Sobre a Região de Garça
A região tem mais de 100 anos de história na cafeicultura. Os cafés produzidos por aqui abastecem o mercado interno, onde grãos são utilizados para formar cafés torrados e moídos de várias marcas e na composição de blends, e são exportados para mais de 20 países ao redor planeta.
Assista ao vídeo institucional da Região de Garça clicando aqui.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos