19 OUT 2021
Prefeitura troca por LED lâmpadas da iluminação pública de 26 praças do município
Além de econômicas e duráveis, as novas lâmpadas agridem menos o meio ambiente
A Prefeitura de Garça já substituiu para LED a iluminação de 26 praças, o que corresponde a 55% do total dessas áreas públicas do município. A Secretaria de Obras já substituiu 350 lâmpadas. Além de ampliar a iluminação e, portanto, deixar os locais mais seguros, essa medida gera uma economia considerável em relação às lâmpadas antigas e causam menos danos meio ambiente.
Substituir as lâmpadas comuns por LED está entre as metas da Prefeitura relacionadas à sustentabilidade na Gestão Pública, pois, além da tecnologia não possuir materiais danosos ao meio ambiente, também possui grande durabilidade. Segundo estudos realizados, a eficiência do LED na iluminação pública pode gerar economia de energia de até 85%, além de uma economia média de 40% nas contas públicas das prefeituras.
As praças que receberam a nova iluminação estão localizadas: Distrito de Jafa; Jardim São Lucas (Sezarino Alvino); Escola Maria Helena; Ginásio Wilson Martini;  Portal do Lago; São Benedito; Praça Valdir Marangão; Praça do Feijão; Praça da Árvore; Praça da Paineira; Praça da Incubadora de Empresas; Praça do Café; Comute; Paço Municipal; Ciretran; Nova Garça; Praça do Salgueiro; Jardim de entrada da Secretaria da Educação; rotatória Garça-Bauru; rotatória Garça/Marília; Praça Tancredo Neves; Praça da Matriz (Rui Barbosa); Praça Pedro Toledo; Playground, academia e Jardim Oriental do Lago Artificial J.K.Williams.
Outra ação do município é a exigência para aprovação de novos loteamentos que a iluminação seja em LED. A Prefeitura de Garça ainda possui projeto para a substituição de toda a iluminação pública da cidade, que tramita para estudo de viabilidade financeira.
Nossa cidade caminha em busca da eficiência energética, se enquadrando na diretiva 1 - Município Sustentável - do Programa Município Verde Azul, com ações relacionadas à sustentabilidade na Gestão Pública.
Também projeta suas ações para que venham ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030 das Nações Unidas (ODS 7 - Energia Acessível e Limpa, em sua meta 7.3 - dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética).
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação