Ir para o conteúdo

Prefeitura de Garça - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
CIDADÃO
EMPRESA
EMPRESA
SERVIDOR
SERVIDOR
TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA
Prefeitura de Garça - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Atendimento whatsApp
Rede Social Notícias no Telegram
Rede Social Canal de Notícias no WhatsApp
Rede Social Tiktok
Rede Social Youtube
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
04
04 NOV 2021
DESENVOLVIMENTO URBANO
1730 visualizações
Plano Diretor de Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Garça é apresentado aos Conselhos Municipais
enviar para um amigo
receba notícias
Uma audiência pública está prevista para o dia 17 de novembro e a Prefeitura convida toda a população para participar
A Prefeitura de Garça realizou na noite desta quarta-feira, dia 3, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma apresentação para discussão de propostas e apresentação dos relatórios e diagnósticos contidos no Plano Diretor de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. O resultado do levantamento realizado no município foi exibido para um público formado por membros dos Conselhos Municipais de Garça.
“Será realizada uma audiência pública, prevista para o dia 17 de novembro, para que a população e toda a sociedade organizada tenham a oportunidade de participar dessa importante etapa de planejamento do crescimento ordenado e sustentável do município, norteando as ações e intervenções a serem realizadas pela Administração Municipal agora e para os próximos anos, para a melhoria da circulação de pedestres, ciclistas, veículos, cargas e transporte coletivo”, informou o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Piola Neto.  
As pesquisas para obtenção dos dados que compõem o Plano Diretor de Acessibilidade e Mobilidade Urbana foram realizadas pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, por meio do Centro de Tecnologia em Geoprocessamento, CTGEO. As entrevistas foram feitas de forma virtual e in loco, em diferentes pontos do município e durante os horários de maior fluxo e locomoção de pessoas. 
Além do diagnóstico detalhado, de mapas, gráficos e planilhas, o plano é composto por um conjunto de objetivos e metas de curso, para médio e longo prazos, que buscam estratégias, recursos materiais e humanos, que se unem para uma efetiva transformação local, sempre visando ao desenvolvimento da cidade de modo a satisfazer as necessidades, principalmente dos garcenses.
Para chegar às conclusões e propostas, foram realizados os seguintes levantamentos, que serão apresentados, de forma transparente, durante as audiências públicas:
- realização de inventário da infraestrutura viária, com atenção para as condições das calçadas e travessias;
- realização de inventário das condições de segurança no trânsito, sinalização viária e dimensões das vias;
- identificação das demandas de transporte na zona rural;
- aplicação de pesquisas com ciclistas sobre o uso de bicicleta, incluindo origens e destinos, rotas e problemas enfrentados;
- elaboração de mapas temáticos da cidade com as informações obtidas segundo características homogêneas, como tipo de ocupação, perfil social e econômico da população, dados de origem e de destino;
- produção de mapa que represente a hierarquia viária atual;
- identificação das orientações da política urbana estabelecida no plano diretor urbana;
- identificação dos vetores de crescimento urbano e das áreas de expansão populacional;
- identificação de novos empreendimentos empresariais na área de comércio, serviços e indústrias;
- identificação de projetos existentes, com atenção para projetos de outras instâncias, como os do Governo Estadual;
- realização da projeção populacional para um horizonte de dez anos, ou mais, e sua localização de acordo com as diretrizes urbanísticas, ou tendencial, com base nos dados obtidos;
- análise da malha viária, especialmente sob o ponto de vista da sua capacidade de suporte para o atendimento de demandas futuras de transporte coletivo, de circulação a pé e por bicicletas;
- análise da regulamentação em vigor sobre os transportes, especialmente sobre o transporte público por modos coletivos e individuais (concedido, fretamento, táxi, escolar, mototáxi);
- análise da organização da gestão pública da mobilidade urbana, em especial, prevendo a possível elevação das demandas e o crescimento urbano;
- identificação das necessidades e propostas para estímulo ao deslocamento a pé e por bicicleta de forma segura e acessível;
- identificação de deficiências e proposta para a melhoria do transporte escolar rural;
- identificação dos conflitos de tráfego de passagem porventura existentes, em especial com rodovias e ferrovias e proposição de soluções,
- instituição de programa de segurança de trânsito.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia